Eis
o substituto do L-1317, que veio no lugar do antigo L-1316, produto de estréia
da Mercedes no segmento de 13 toneladas com motor turbo.
Note
que ao contrário dos antecessores, o 1318 não mais oferecia a versão LS, para
cavalo-mecânico, apenas L e LK.
O
caminhão Mercedes-Benz médio-pesado 1318 saiu de fábrica em duas versões – L e
LK e com quatro variações de distância entre eixos. Tinha capacidade para 13
toneladas de peso bruto total; 21,5 com a implementação do terceiro eixo
auxiliar adaptado por implementadores credenciados e 22,5 toneladas peso bruto
total combinado, era um veículo comercial que se adequava muito bem aos
percursos de médias e longas distâncias, uma vez que proporcionava ótima
velocidade média, combinada com uma significativa economia operacional.
Em
função de determinadas situações em que os produtos não podiam esperar para
serem transportados, muito menos fazerem viagens demoradas, a Mercedes-Benz
pensando nisso lançou na segunda metade da década de 80 o modelo 1318. Por
serem caminhões que saiam de fábrica com o sistema turboalimentado, eles
cobriam as médias e longas distâncias em tempo mais curto, desta forma o
transporte de produtos perecíveis ganhava mais força desde a partida da fonte
produtora até a chegada ao centro consumidor.
Na
época o 1318 juntamente com o 1518, foram os modelos Mercedes-Benz preferido do
pessoal que transportava verduras e cargas perecíveis. Assim ambos modelos
ficaram conhecidos como “Caminhões Verdureiros”.
O
sistema de turboalimentação do 1318 gerava 35% a mais de potência, 30% a mais
de torque, com menor consumo. Esta era uma das principais vantagens
proporcionadas pela turboalimentação do motor Mercedes-Benz OM-352-A, que
também permitia ao modelo um comportamento estável em diferentes situações de
altitudes elevadas ou de forte variação de temperatura.
O
propulsor Mercedes-Benz OM-352-A gerava 170 cv NBR de potência e 47 mkgf NBR de
torque, que colocava o caminhão 1318 em posição ideal para as aplicações onde
se exigia agilidade na entrega, como no transporte de produtos perecíveis,
carga seca em geral, produtos agrícolas, cargas vivas tais como (aves, bovinos
e suínos), combustíveis e bebidas, entre outras.
Quanto
aos motores turboalimentados os técnicos da Mercedes-Benz explicavam que esse
sistema proporcionava maior potência final e mais torque. Pelo desempenho
desses propulsores os veículos desenvolviam velocidades médias mais altas nas
estradas, mesmo quando circulavam em altitudes elevadas ou sob forte variação
de temperatura. Como trabalhavam com rotações mais baixas, os motores
turboalimentados exigiam menos mudanças de marchas, por isso, eram mais
econômicos e tinham maior vida útil.
No
modelo destacavam-se ainda o sistema de arrefecimento dos pistões, o
dispositivo LDA que reduzia a emissão de fumaça incorporada à bomba injetora e
o radiador que era de concepção avançada e mais eficiente no aspecto
termodinâmico.
Todo
esse conjunto de benéficos era complementado pela ação da caixa de mudanças
Mercedes-Benz G-3/60 que oferecia um adequado escalonamento entre marchas e do
robusto eixo traseiro. Itens que somados, propiciavam excelente velocidade
média e regularidade também em viagens mais curtas.
No
quesito segurança o 1318 era equipado com sistema de suspensão de feixes de
molas bem dimensionados de ação progressiva, amortecedores telescópicos na
dianteira e na traseira, além de barras estabilizadoras na dianteira, que
acentuava o comportamento do veículo em curvas e gerava grande estabilidade em
qualquer situação de tráfego.
A
segurança do caminhão era reforçada por três sistemas de freios a ar comprimido
que resultavam em operações mais confiáveis: Freio de serviço a ar comprimido,
freio-motor e freio de estacionamento dotado de mola acumuladora.
No
que diz respeito ao conforto o modelo era equipado com poltronas revestidas em
tecido pano-couro que eram cômodas, macias e anatômicas. O painel de
instrumento tinha disposição ergométrica dos botões que permitia acesso fácil
aos instrumentos de comando. Somava-se ainda ao 1318 outros itens de série como
direção hidráulica, lavador elétrico do para-brisa, pisca-pisca elétrico de
advertência, buzina eletropneumática e tanques de combustível com capacidade
para 210 litros.
Todos esses itens
fizeram do L-1318 um dos caminhões mais desejados da Mercedes-Benz na década de
80, modelo esse que foi sinônimo de resistência, durabilidade e conforto.
Bom dia
ResponderExcluirEstou analisando troka de um veículo transporte em outro
No caso kero uma linha 1313 /1318/1513 ou 1518 o ki sou aconselhado a daiquiris me ajudem se poder por favor
1518 sem dúvida
ExcluirEle e reduzido
Sem dúvida o 1518 ele tem mais força por que e reduzido
ResponderExcluirbom dia, sabe me informar qual foi o último ano que saio o 1318 cara preta
ResponderExcluir89
Excluir"Tinha capacidade para 13 toneladas de peso bruto total; 21,5 com a implementação do terceiro eixo auxiliar adaptado por implementadores credenciados e 22,5 toneladas peso bruto total combinado"
ResponderExcluirMas o peso bruto total é 21,5 ou 22,5 não entendi!!!