quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Tipos de paleteiras


Conhecida como paleteira, Transpalete, carrinho hidráulico ou transpaleteira, é um equipamento utilizado para locomover cargas de um local para outro.
Muito usado nas empresas de médio e grande porte, seja por questão de agilidade e facilidade na locomoção ou por mão de obra escassa, é um equipamento resistente e de fácil manuseio.
Surgiu da ideia do macaco hidráulico, porém com mais eficiência, tendo em vista que o macaco tem apenas um ponto de apoio aos paletes.
Diferentemente, o Transpalete possui dois garfos que suportam mais pesos e mundialmente é composto por rodagens duplas ou simples, diminuindo o impacto e apresentando espessuras específicas para o bom funcionamento logístico.

Como utilizar?

Para a movimentação de cargas, é necessário colocar um estrado de madeira, o palete, sobre a paleteira precisamente seguro, para então colocar as cargas. O modelo mais comum possui apenas uma roda, que serve como direção do dispositivo.
Características da paleteira manual:
  • Facilidade: é ideal para o deslocamento de estoques;
  • Praticidade: não requer esforços, como a empilhadeira manual, pois é fácil de ser utilizada;
  • Economia: seu valor é inferior em relação às empilhadeiras comuns;
  • Eficiência: são seguros e propiciam um carregamento eficaz, diminuindo riscos de acidentes;
  • Útil: própria para uso em ambientes planos, no entanto, muito embora não seja o recomendado, a paleteira manual hidráulica pode ser utilizada em rampas, tomando cuidados necessários;
  • Qualidade: as matérias que compõem o equipamento (rodas, roda central e garfos) são precisas e resistentes.
O equipamento torna o transporte ainda mais seguro, sobretudo na locomoção de produtos de galpões.

Tipos de Paleteiras

Paleteira comum


Modelo básico descrito acima, mais utilizado entre as empresas devido seu baixo custo. As hidráulicas podem sustentar até 3.000 kg.

Paleteira de aço inox


Com rodagem dupla, totalmente à aço inox, é composta por poliuretano e nylon, há ainda modelos galvanizados, otimizando o produto.
Esse tipo de paleteira é muito utilizada em áreas de alimentação (como mercados, transportando carnes e alimentos em aberto) e na área farmacêutica, para medicamentos.
Sendo a melhor opção, justamente por não apresentarem oxidação.

Paleteiras com balanço

Ideal para o controle do peso a ser transportado. Possui melhor sustento da carga, garantindo o controle de carregamento.

Pantográfica

Para cargas elevadas, como 1.000 kg, são usadas para viabilizar e elevar as produções, pois sua altura de 1,20m agiliza o processo de montagem de paletes, por não requer que o usuário abaixe para utilizá-la, como acontece com os demais tipos.

Transpalete elétrico

Para transportar produtos em geral e para o descarrego de caminhões de cargas em distâncias médias, é o mais apropriado.

Preços e capacidades


A paleteira comum é acessível, cujo valor depende do modelo. As hidráulicas também seguem o mesmo sentido. Sua capacidade de suporte e locomoção é de até 2000 kg, e, hidráulicas até 3.000 kg.
A paleteira em aço inox, por sua qualidade não oxidante, é um pouco mais cara em relação às tradicionais e suporta cerca de 2.500kg.
A paleteira com balanças fiscaliza o peso do material colocado e também são acessíveis, de acordo com o modelo. Sua capacidade de suporte e locomoção varia conforme o acabamento da máquina, suportam ao mínimo 2000kg
Como mencionado, o palete é uma estrutura plana de madeira, usada geralmente para mover cargas pesadas no transpalete manual.
Entretanto, além dessa utilidade, também pode ser um artifício para decoração de ambientes, como salas, cozinhas e quartos.
Seja como cabeceiras, suporte de sofá e estantes, como também para a construção de mesas, escadas, entre outros tipos de usos. É ideal para a reutilização do material.
Pallete PBR- Incluído em 1990, é o tipo de palete padrão no Brasil para armazenagem.
Sua padronização de tamanho é em 1,00 por 1,20 m, o que o torna versátil para transportar mercadorias de variados segmentos de quaisquer setores industriais e comerciais.
É importante que o produto esteja apto para carregar cargas leves às pesadas, pois se apresentadas falhas no seu funcionamento, não é recomendável o uso por questão de segurança.
Portanto, para manter a qualidade e segurança do produto a manutenção de paleteiras deve ser algo imprescindível.

A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy