A
história da Marcopolo começou a ser escrita em 1949, em Caxias do Sul/RS, pelas
mãos daqueles que acreditaram e ainda acreditam que a inovação é o caminho para
o progresso.
Desde
a fundação em um pequeno galpão, quando ainda era chamada Nicola & Cia., os
idealizadores da Marcopolo traçaram uma meta: investir de forma contínua em
aprimoramento, tecnologia e expansão.
Visão
que contribuiu para que a Marcopolo se transformasse em referência mundial no
encarroçamento de ônibus, com mais de 350 mil unidades produzidas.
Marcopolo
S.A. (BM&F
Bovespa: POMO3,
POMO4) é uma empresa brasileira fabricante de carrocerias de
ônibus. Com sede na cidade de Caxias
do Sul, no estado do Rio
Grande do Sul, é a maior fabricante nacional do setor, com
39,2% de participação no mercado, e uma das mais importantes no mundo. A Marcopolo conta
com 20,016 colaboradores, em 17 fábricas espalhadas pelo mundo. Na linha de
produção, são produzidos 80 ônibus por dia.
História
Em 6 de
agosto de 1949, os
irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz e depois Paulo
Bellini em 1951 (então com 22 anos de idade) - abriram as portas da Nicola & Cia,
uma pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões. Ainda em
1949, a pequena empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de
madeira, sobre uma estrutura de alumínio, e
levou três meses para ficar pronta, já que foi toda montada de forma manual. O
veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola. Em 1952,
foi produzida a primeira carroceria metálica e, em seguida, os primeiros chassis fabricados
no Brasil.
Poucos
anos depois, o pavilhão de dois andares e 290 m2 já não
suportava mais o aumento da demanda de produção. Na primeira década de vida,
foram produzidos cerca de 600 unidades. Em 1957, os
irmãos Nicola começaram a erguer a segunda sede, com 3.100 m2, no
recém loteado bairro Planalto. O terreno foi cedido pelo dono da área com o
objetivo de incentivar a ocupação do local. Próximo do fim da construção,
o capital de giro da
empresa acabou.
Paulo Bellini
Com motivação pelo próprio projeto o levou a abrir a empresa com apenas 22 anos e
com a ajuda de dois sócios, os irmãos Nicola, que anos depois, abriram o
próprio negócio, o que deu à empresa Carrocerias do Nicola um novo nome, o de
Marcopolo, em 1968. Com a saída dos antigos sócios, Bellini convidou Valter
Gomes Pinto e José Fernandes Martins para ajudar na administração. Hoje, Pinto
é diretor e Martins membro do conselho de administração, além de acumular a
presidência da Fabus, associação das encarroçadoras no Brasil.
Bellini recorda que logo que nasceu, a Marcopolo, com 17 funcionários, demorava 90 dias para montar um ônibus. As carcaças eram de madeira e adaptadas conforme o pedido do cliente, a ponto de transformar um modelo rodoviário em um urbano. Havia precariedade e muito improviso, diz, lembrando o caso de montagem de pequenas fogueiras para descongelar tanques de diesel durante as temporadas de frio no Sul. “Não tínhamos conhecimento nenhum em como montar ônibus, esse negócio não existia no País. Começamos com um marceneiro, um soldador e uma pessoa que sabia estofar bancos. A melhoria veio depois, com a estrutura metálica. Tivemos avanço significativo em 1975, com a chegada dos primeiros italianos, que tinham uma boa base de serralheria.”
Bellini recorda que logo que nasceu, a Marcopolo, com 17 funcionários, demorava 90 dias para montar um ônibus. As carcaças eram de madeira e adaptadas conforme o pedido do cliente, a ponto de transformar um modelo rodoviário em um urbano. Havia precariedade e muito improviso, diz, lembrando o caso de montagem de pequenas fogueiras para descongelar tanques de diesel durante as temporadas de frio no Sul. “Não tínhamos conhecimento nenhum em como montar ônibus, esse negócio não existia no País. Começamos com um marceneiro, um soldador e uma pessoa que sabia estofar bancos. A melhoria veio depois, com a estrutura metálica. Tivemos avanço significativo em 1975, com a chegada dos primeiros italianos, que tinham uma boa base de serralheria.”
O
negócio deslanchou mesmo em 1957, com a vinda da Mercedes-Benz para o Brasil,
conta Bellini. Depois vieram Scania, Volvo e, bem mais tarde, a Volkswagen
começou a fabricar chassis, o que gerou a necessidade de criação de novos
modelos e diferenciação de portfólio.
O executivo diz que o divisor de águas para a Marcopolo foi quando decidiram inovar e conhecer novas formas de produção, quando havia necessidade do mercado. Em meados de 1980, a empresa decidiu verificar e conhecer as técnicas japonesas, como just in time, kanban, kaizen e sumam, que eram pouco utilizadas no Brasil, mas muito comentadas como fórmula de sucesso na época. Em duas semanas, Bellini e o então diretor industrial, Cláudio Gomes, visitaram onze empresas no Japão. O executivo então decidiu implantar uma nova cultura na empresa, que atingisse desde os funcionários do chão de fábrica até os de altos cargos. O processo demorou 8 anos - de 1986 a 1994 - mas, segundo ele, garantiu um novo ambiente de trabalho, resultando em produtividade e qualidade.
“O segredo para o sucesso está na motivação: se você tem pessoas motivadas no trabalho, 90% dos problemas serão solucionados”, revela.
O executivo diz que o divisor de águas para a Marcopolo foi quando decidiram inovar e conhecer novas formas de produção, quando havia necessidade do mercado. Em meados de 1980, a empresa decidiu verificar e conhecer as técnicas japonesas, como just in time, kanban, kaizen e sumam, que eram pouco utilizadas no Brasil, mas muito comentadas como fórmula de sucesso na época. Em duas semanas, Bellini e o então diretor industrial, Cláudio Gomes, visitaram onze empresas no Japão. O executivo então decidiu implantar uma nova cultura na empresa, que atingisse desde os funcionários do chão de fábrica até os de altos cargos. O processo demorou 8 anos - de 1986 a 1994 - mas, segundo ele, garantiu um novo ambiente de trabalho, resultando em produtividade e qualidade.
“O segredo para o sucesso está na motivação: se você tem pessoas motivadas no trabalho, 90% dos problemas serão solucionados”, revela.
Para
não paralisar a linha de produção, a Nicola & Cia abriu o capital, vendendo
as suas ações e formando uma sociedade anônima.
A década
de 1960 seria muito importante para a empresa. Logo no
início, iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A.
apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma
do Mercedes Benz O 326.
O possante ônibus - o motor possuía 200 HP - marcaria para sempre a história da
fábrica. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro
leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao
famoso viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que o nome virou razão
social da companhia. Em 1969, a empresa adquiriu a Carrocerias
Eliziário, de Porto
Alegre.
Em 1971,
passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992,
mudou sua denominação para Marcopolo S.A.
Os anos
70 foram
de forte crescimento para a Marcopolo. Com a crise do petróleo, o
governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A forte demanda
turbinou a empresa. Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor
dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus
e do chassi tubular.
Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 20
de fevereiro de 1981,
foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana
Rech,
distrito de Caxias do Sul, em
uma área de 223.832 metros quadrados.
Em Maio de 1988 é
criada a Fundação Marcopolo, que foi criada para melhorar a qualidade de vida
dos funcionários da empresa e seus familiares e também para ajudar o
desenvolvimento social de crianças e adolescentes nas regiões onde a companhia
atua.
Em 1992 foi
lançada a geração 5 ou V dos produtos da empresa, em 1996 a
empresa recebe o certificado ISO 9002 e em 1997 o
ISO 9001, em 1998 é
criada a Volare,
empresa especialziada na produção de micro-ônibus, no mesmo ano é lançada
o modelo de ônibus urbano Viale e
que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da empresa.
Em julho de 1999 adquiriu
50% da Ciferal e
com isso a Marcopolo passou a fabricar seus produtos também no Rio
de Janeiro, no mesmo ano a empresa completa 50 anos e
também cria a sua subsidiária no México, a
Polomex S.A. de C.V.
Em março de 2001 a
Marcopolo compra os outros 50% restantes da Ciferal e passa a deter 100% da
empresa.
Detendo
o controle total da Ciferal, a
Marcopolo, depois de encerrar a produção do modelo Ciferal Citmax, transformou
a fábrica de Xerém numa segunda unidade de produção de ônibus da Marcopolo,
mudando o nome Ciferal para Marcopolo Rio, com ênfase nos ônibus urbanos e no
mercado situado fora do Sul e Sudeste, atendendo a imensa demanda de ônibus
produzidos pela companhia.
Em novembro de 2015 a
Marcopolo assumiu o controle da sua ex-concorrente a Neobus com
40% no mercado.
FabricaçãoSegundo
a Fundação Dom Cabral, a
Marcopolo é a 10ª empresa mais internacionalizada do Brasil.
Possui unidades
fabris na América
do Sul, América do Norte e Ásia.
Fábricas
na América do Sul
Argentina
- Metalpar
Argentina S.A., Loma Hermosa
Brasil
- Marcopolo
Rio, Xerém/Rio
de Janeiro
- Carrocerias
Fabricadas: Viale e Torino
- Marcopolo,
Unidade Ana Rech, Caxias
do Sul/RS
- Carrocerias
fabricadas: Todas (Exceto Torino e Ideale 770 motor traseiro)
- Marcopolo,
Unidade Planalto, Caxias
do Sul/RS
- Veículos
fabricados: Volare (todos os
modelos e versões)
- Carrocerias
fabricadas: Linha Senior (Versões Urbano e Rodoviário)
- Marcopolo,
Unidade São José dos Pinhais/PR
- Volare
Veículos, Unidade São Mateus/ES
- Veículos
fabricados: Volare (modelo DW9)
Colômbia
- Superpolo
S.A, Cota-Cundinamarca
Fábricas
na América do Norte
México
- Polomex
S.A., Monterrey
Fábricas
no Sudeste Asiático e Oriente Médio
África
do Sul
- Marcopolo
South Africa, Johannesburgo
China
- Auto
Components Co., Ltd., Jiangyin
Egito
- GB
Polo, Suez
Índia
- Tata
Marcopolo Motors (Dharwad), Dharwad
- Tata
Marcopolo Motors (Lucknow), Lucknow
Linha de produtos
A
linha da Marcopolo, que atua no mercado com marcas próprias como Marcopolo e
Ciferal, além da marca Volare, em parceria com a Agrale,
com a qual atua na produção de ônibus
de pequeno porte, está atualmente na sétima geração.
Rodoviários
em fabricação
- Paradiso
G7 1050 (2009 - atualmente)
- Paradiso
G7 1200 (2009 - atualmente)
- Paradiso
G7 1350 (2015 - atualmente)
- Paradiso
G7 1600 LD (2011 - atualmente)
- Paradiso
G7 1800 DD (2011 - atualmente)
- Viaggio
G7 900 (2009 - atualmente)
- Viaggio
G7 1050 (2009 - atualmente)
- Audace
1050 HK (2013 - atualmente)
Intermunicipais
- Audace
(2012)
- Ideale
2015 (2015)
- Ideale
770 (2006)
- Ideale
770 MT (2006)
Urbanos
- Gran
Viale (2004)
- Torino
2007 (2007)
- Torino
2014 (2014)
- Torino
2014 Express (2014)
- Torino
2014 Low-Entry (2015)
- Viale
BRS (2013)
- Viale
BRT (2012)
- Viale
DD Sunny 2004 (2004)
- Viale
DD Sunny 2013 (2013)
Midis
e micros
- Senior
G7 urbano e rodoviário (2013-atualmente)
- Senior
Midi urbano, escolar e rural(2006-atualmente)
Modelos
Antigos
Micros
antigos
- Fratello
(2001-2005)
- Fratello
XL (2004-2005)
- Invel
(1980-1982)
- Junior
(1972-1975)
- Listo
(2001-2005)
- Senior
G3 (1983-1989)
- Senior
G4 (1989-1994)
- Senior
GV (1994-1999)
- Senior
G6 (1999-2005)
- Senior
G7 (Série I, 2005-2013)
- Temple
(2001-2005)
- Vicino
(2001-2006)
- Vicino
Escolarbus (2001-2008)
- Volare
A5 (1999-2002)
- Volare
A6 (1999-2005)
- Volare
A8 (1999-2010)
Urbanos
antigos
- San
Remo (1978-1983)
- San
Remo Expresso (1974-1983)
- San
Remo II (1982-1983)
- San
Remo ST (1978)
- Torino
G3 (1983-1989)
- Torino
G4 (1989-1994)
- Torino
GV (1994-1999)
- Torino
G6 (1999-2007)
- Veneza
(1971-1976)
- Veneza
Expresso (1974-1981)
- Veneza
II (1976-1983)
- Viale
(1998-2012)
- VLP
2000 (Veiculo leve sob Pneus "Fura-Fila") ( produzido para as
cidades de São Paulo-SP e Curitiba-PR) (1998)
Intermunicipais
antigos
- Allegro
G4 (1993-1995)
- Allegro
GV (1996-1999)
- Allegro
G6 (1999-2007)
- Andare
(1998-2000)
- Andare
Class (2000-2014)
- Nicola
Intermunicipal (1954-1963)
- San
Remo Intermunicipal (1979-1983)
- Torino
G3 Intermunicipal (1983-1989)
- Torino
G4 Intermunicipal (1989-1993)
Rodoviários
antigos
- I
(1968-1972)
- II
(1971-1976)
- III
(1974-1983)
- III
SE (1974-1983)
- Nicola
Bertioga (1968-1972)
- Nicola
Magirus (1949-1950)
- Paradiso
G4 1150 (1991-1992)
- Paradiso
G4 1400 (1983-1992)
- Paradiso
G6 Turis (2001)
- Paradiso
G6 1200 (2000-2011)
- Paradiso
G6 1200 HD (2000-2011)
- Paradiso
G6 1350 (2000-2009)
- Paradiso
G6 1550 LD (2000-2011)
- Paradiso
G6 1800 DD (2000-2012)
- Paradiso
GV 1150 (1992-2000)
- Paradiso
GV 1150 HD (1999-2000)
- Paradiso
GV 1450 (1992-2000)
- Paradiso
GV 1450 LD (1994-2000)
- Paradiso
GV 1800 DD (1995-2000)
- Viaggio
G4 800 (1983-1992)
- Viaggio
G4 950 (1983-1992)
- Viaggio
G4 1100 (1983-1992)
- Viaggio
G4 Strada (1983-1992)
- Viaggio
G6 1050 (2000-2011)
- Viaggio
GV 850 (1992-2000)
- Viaggio
GV 1000 (1992-2000)
- Viaggio
GV 1150 (1992-1997)
Fonte:https://pt.wikipedia.org
http://www.automotivebusiness.com.br