segunda-feira, 11 de abril de 2016

A HISTÓRIA DA MARCOPOLO

A história da Marcopolo começou a ser escrita em 1949, em Caxias do Sul/RS, pelas mãos daqueles que acreditaram e ainda acreditam que a inovação é o caminho para o progresso.
Desde a fundação em um pequeno galpão, quando ainda era chamada Nicola & Cia., os idealizadores da Marcopolo traçaram uma meta: investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia e expansão.
Visão que contribuiu para que a Marcopolo se transformasse em referência mundial no encarroçamento de ônibus, com mais de 350 mil unidades produzidas.
Marcopolo S.A. (BM&F  BovespaPOMO3, POMO4) é uma empresa brasileira fabricante de carrocerias de ônibus. Com sede na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, é a maior fabricante nacional do setor, com 39,2% de participação no mercado, e uma das mais importantes no mundo.  A Marcopolo conta com 20,016 colaboradores, em 17 fábricas espalhadas pelo mundo. Na linha de produção, são produzidos 80 ônibus por dia.
História
Em 6 de agosto de 1949, os irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz e depois Paulo Bellini em 1951 (então com 22 anos de idade) - abriram as portas da Nicola & Cia, uma pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões. Ainda em 1949, a pequena empresa produziu seu primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio, e levou três meses para ficar pronta, já que foi toda montada de forma manual. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola. Em 1952, foi produzida a primeira carroceria metálica e, em seguida, os primeiros chassis fabricados no Brasil.
Poucos anos depois, o pavilhão de dois andares e 290 m2 já não suportava mais o aumento da demanda de produção. Na primeira década de vida, foram produzidos cerca de 600 unidades. Em 1957, os irmãos Nicola começaram a erguer a segunda sede, com 3.100 m2, no recém loteado bairro Planalto. O terreno foi cedido pelo dono da área com o objetivo de incentivar a ocupação do local. Próximo do fim da construção, o capital de giro da empresa acabou.
Paulo Bellini
Com motivação pelo próprio projeto o levou a abrir a empresa com apenas 22 anos e com a ajuda de dois sócios, os irmãos Nicola, que anos depois, abriram o próprio negócio, o que deu à empresa Carrocerias do Nicola um novo nome, o de Marcopolo, em 1968. Com a saída dos antigos sócios, Bellini convidou Valter Gomes Pinto e José Fernandes Martins para ajudar na administração. Hoje, Pinto é diretor e Martins membro do conselho de administração, além de acumular a presidência da Fabus, associação das encarroçadoras no Brasil.
Bellini recorda que logo que nasceu, a Marcopolo, com 17 funcionários, demorava 90 dias para montar um ônibus. As carcaças eram de madeira e adaptadas conforme o pedido do cliente, a ponto de transformar um modelo rodoviário em um urbano. Havia precariedade e muito improviso, diz, lembrando o caso de montagem de pequenas fogueiras para descongelar tanques de diesel durante as temporadas de frio no Sul. “Não tínhamos conhecimento nenhum em como montar ônibus, esse negócio não existia no País. Começamos com um marceneiro, um soldador e uma pessoa que sabia estofar bancos. A melhoria veio depois, com a estrutura metálica. Tivemos avanço significativo em 1975, com a chegada dos primeiros italianos, que tinham uma boa base de serralheria.”
O negócio deslanchou mesmo em 1957, com a vinda da Mercedes-Benz para o Brasil, conta Bellini. Depois vieram Scania, Volvo e, bem mais tarde, a Volkswagen começou a fabricar chassis, o que gerou a necessidade de criação de novos modelos e diferenciação de portfólio.
O executivo diz que o divisor de águas para a Marcopolo foi quando decidiram inovar e conhecer novas formas de produção, quando havia necessidade do mercado. Em meados de 1980, a empresa decidiu verificar e conhecer as técnicas japonesas, como just in time, kanban, kaizen e sumam, que eram pouco utilizadas no Brasil, mas muito comentadas como fórmula de sucesso na época. Em duas semanas, Bellini e o então diretor industrial, Cláudio Gomes, visitaram onze empresas no Japão. O executivo então decidiu implantar uma nova cultura na empresa, que atingisse desde os funcionários do chão de fábrica até os de altos cargos. O processo demorou 8 anos - de 1986 a 1994 - mas, segundo ele, garantiu um novo ambiente de trabalho, resultando em produtividade e qualidade.
“O segredo para o sucesso está na motivação: se você tem pessoas motivadas no trabalho, 90% dos problemas serão solucionados”, revela.
Para não paralisar a linha de produção, a Nicola & Cia abriu o capital, vendendo as suas ações e formando uma sociedade anônima.
década de 1960 seria muito importante para a empresa. Logo no início, iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Benz O 326. O possante ônibus - o motor possuía 200 HP - marcaria para sempre a história da fábrica. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que o nome virou razão social da companhia. Em 1969, a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre
Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A.
Os anos 70 foram de forte crescimento para a Marcopolo. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A forte demanda turbinou a empresa. Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular. Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 metros quadrados.
Em Maio de 1988 é criada a Fundação Marcopolo, que foi criada para melhorar a qualidade de vida dos funcionários da empresa e seus familiares e também para ajudar o desenvolvimento social de crianças e adolescentes nas regiões onde a companhia atua.
Em 1992 foi lançada a geração 5 ou V dos produtos da empresa, em 1996 a empresa recebe o certificado ISO 9002 e em 1997 o ISO 9001, em 1998 é criada a Volare, empresa especialziada na produção de micro-ônibus, no mesmo ano é lançada o modelo de ônibus urbano Viale e que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da empresa.
Em julho de 1999 adquiriu 50% da Ciferal e com isso a Marcopolo passou a fabricar seus produtos também no Rio de Janeiro, no mesmo ano a empresa completa 50 anos e também cria a sua subsidiária no México, a Polomex S.A. de C.V.
Em março de 2001 a Marcopolo compra os outros 50% restantes da Ciferal e passa a deter 100% da empresa.
Detendo o controle total da Ciferal, a Marcopolo, depois de encerrar a produção do modelo Ciferal Citmax, transformou a fábrica de Xerém numa segunda unidade de produção de ônibus da Marcopolo, mudando o nome Ciferal para Marcopolo Rio, com ênfase nos ônibus urbanos e no mercado situado fora do Sul e Sudeste, atendendo a imensa demanda de ônibus produzidos pela companhia.
Em novembro de 2015 a Marcopolo assumiu o controle da sua ex-concorrente a Neobus com 40% no mercado.
FabricaçãoSegundo a Fundação Dom Cabral, a Marcopolo é a 10ª empresa mais internacionalizada do Brasil.
Possui unidades fabris na América do SulAmérica do Norte e Ásia.
Fábricas na América do Sul
Argentina
  • Metalpar Argentina S.A., Loma Hermosa
Brasil
  • Marcopolo Rio, Xerém/Rio de Janeiro
    • Carrocerias Fabricadas: Viale e Torino
  • Marcopolo, Unidade Ana Rech, Caxias do Sul/RS
    • Carrocerias fabricadas: Todas (Exceto Torino e Ideale 770 motor traseiro)
  • Marcopolo, Unidade Planalto, Caxias do Sul/RS
    • Veículos fabricados: Volare (todos os modelos e versões)
    • Carrocerias fabricadas: Linha Senior (Versões Urbano e Rodoviário)
  • Marcopolo, Unidade São José dos Pinhais/PR
  • Volare Veículos, Unidade São Mateus/ES
    • Veículos fabricados: Volare (modelo DW9)
Colômbia
  • Superpolo S.A, Cota-Cundinamarca
Fábricas na América do Norte
México
  • Polomex S.A., Monterrey
Fábricas no Sudeste Asiático e Oriente Médio
África do Sul
  • Marcopolo South Africa, Johannesburgo
China
  • Auto Components Co., Ltd., Jiangyin
Egito
  • GB Polo, Suez
Índia
  • Tata Marcopolo Motors (Dharwad), Dharwad
  • Tata Marcopolo Motors (Lucknow), Lucknow
Linha de produtos
A linha da Marcopolo, que atua no mercado com marcas próprias como Marcopolo e Ciferal, além da marca Volare, em parceria com a Agrale, com a qual atua na produção de ônibus de pequeno porte, está atualmente na sétima geração.






Rodoviários em fabricação
  • Paradiso G7 1050 (2009 - atualmente)
  • Paradiso G7 1200 (2009 - atualmente)
  • Paradiso G7 1350 (2015 - atualmente)
  • Paradiso G7 1600 LD (2011 - atualmente)
  • Paradiso G7 1800 DD (2011 - atualmente)
  • Viaggio G7 900 (2009 - atualmente)
  • Viaggio G7 1050 (2009 - atualmente)
  • Audace 1050 HK (2013 - atualmente)
Intermunicipais
  • Audace (2012)
  • Ideale 2015 (2015)
  • Ideale 770 (2006)
  • Ideale 770 MT (2006)
Urbanos
  • Gran Viale (2004)
  • Torino 2007 (2007)
  • Torino 2014 (2014)
  • Torino 2014 Express (2014)
  • Torino 2014 Low-Entry (2015)
  • Viale BRS (2013)
  • Viale BRT (2012)
  • Viale DD Sunny 2004 (2004)
  • Viale DD Sunny 2013 (2013)
Midis e micros
  • Senior G7 urbano e rodoviário (2013-atualmente)
  • Senior Midi urbano, escolar e rural(2006-atualmente)
Modelos Antigos
Micros antigos
  • Fratello (2001-2005)
  • Fratello XL (2004-2005)
  • Invel (1980-1982)
  • Junior (1972-1975)
  • Listo (2001-2005)
  • Senior G3 (1983-1989)
  • Senior G4 (1989-1994)
  • Senior GV (1994-1999)
  • Senior G6 (1999-2005)
  • Senior G7 (Série I, 2005-2013)
  • Temple (2001-2005)
  • Vicino (2001-2006)
  • Vicino Escolarbus (2001-2008)
  • Volare A5 (1999-2002)
  • Volare A6 (1999-2005)
  • Volare A8 (1999-2010)
Urbanos antigos
  • San Remo (1978-1983)
  • San Remo Expresso (1974-1983)
  • San Remo II (1982-1983)
  • San Remo ST (1978)
  • Torino G3 (1983-1989)
  • Torino G4 (1989-1994)
  • Torino GV (1994-1999)
  • Torino G6 (1999-2007)
  • Veneza (1971-1976)
  • Veneza Expresso (1974-1981)
  • Veneza II (1976-1983)
  • Viale (1998-2012)
  • VLP 2000 (Veiculo leve sob Pneus "Fura-Fila") ( produzido para as cidades de São Paulo-SP e Curitiba-PR) (1998)
Intermunicipais antigos
  • Allegro G4 (1993-1995)
  • Allegro GV (1996-1999)
  • Allegro G6 (1999-2007)
  • Andare (1998-2000)
  • Andare Class (2000-2014)
  • Nicola Intermunicipal (1954-1963)
  • San Remo Intermunicipal (1979-1983)
  • Torino G3 Intermunicipal (1983-1989)
  • Torino G4 Intermunicipal (1989-1993)
Rodoviários antigos
  • I (1968-1972)
  • II (1971-1976)
  • III (1974-1983)
  • III SE (1974-1983)
  • Nicola Bertioga (1968-1972)
  • Nicola Magirus (1949-1950)
  • Paradiso G4 1150 (1991-1992)
  • Paradiso G4 1400 (1983-1992)
  • Paradiso G6 Turis (2001)
  • Paradiso G6 1200 (2000-2011)
  • Paradiso G6 1200 HD (2000-2011)
  • Paradiso G6 1350 (2000-2009)
  • Paradiso G6 1550 LD (2000-2011)
  • Paradiso G6 1800 DD (2000-2012)
  • Paradiso GV 1150 (1992-2000)
  • Paradiso GV 1150 HD (1999-2000)
  • Paradiso GV 1450 (1992-2000)
  • Paradiso GV 1450 LD (1994-2000)
  • Paradiso GV 1800 DD (1995-2000)
  • Viaggio G4 800 (1983-1992)
  • Viaggio G4 950 (1983-1992)
  • Viaggio G4 1100 (1983-1992)
  • Viaggio G4 Strada (1983-1992)
  • Viaggio G6 1050 (2000-2011)
  • Viaggio GV 850 (1992-2000)
  • Viaggio GV 1000 (1992-2000)
  • Viaggio GV 1150 (1992-1997)
Fonte:https://pt.wikipedia.org
http://www.automotivebusiness.com.br

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A história do Chevrolet D60.

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