domingo, 17 de abril de 2016

FOTOS DO 1113























A HISTÓRIA DO 1113.


A Mercedes-Benz iniciou sua história de produtora de veículos comerciais no Brasil em 1956. O primeiro caminhão fabricado no Brasil foi o L 312 (com carga útil de 5 a 6 t), que ficou conhecido como Torpedo, devido à forma característica do cofre do motor. Mas foi o L 1113, lançado no início dos anos 1970, o caminhão mais vendido da história do Brasil, com mais de 200 mil unidades. O L 1113 foi produzido de 1969 a 1987 e segundo dados do Denatran, aproximadamente 184 mil caminhões desse modelo ainda podem estar rodando pelo Brasil.
Mesmo com toda essa história, como o caminhão ainda é muito bom é possível vê-los rodando pelo Brasil.
É considerado o Fusca dos caminhões devido sua facilidade para manutenções, qual caminhoneiro nunca aprendeu a dirigir num desse?
Eu pessoalmente aprendi num 1113 semelhante a este da foto.

A HISTÓRIA DO MERCEDES-BENZ 1318


Eis o substituto do L-1317, que veio no lugar do antigo L-1316, produto de estréia da Mercedes no segmento de 13 toneladas com motor turbo.
Note que ao contrário dos antecessores, o 1318 não mais oferecia a versão LS, para cavalo-mecânico, apenas L e LK.
O caminhão Mercedes-Benz médio-pesado 1318 saiu de fábrica em duas versões – L e LK e com quatro variações de distância entre eixos. Tinha capacidade para 13 toneladas de peso bruto total; 21,5 com a implementação do terceiro eixo auxiliar adaptado por implementadores credenciados e 22,5 toneladas peso bruto total combinado, era um veículo comercial que se adequava muito bem aos percursos de médias e longas distâncias, uma vez que proporcionava ótima velocidade média, combinada com uma significativa economia operacional.
Em função de determinadas situações em que os produtos não podiam esperar para serem transportados, muito menos fazerem viagens demoradas, a Mercedes-Benz pensando nisso lançou na segunda metade da década de 80 o modelo 1318. Por serem caminhões que saiam de fábrica com o sistema turboalimentado, eles cobriam as médias e longas distâncias em tempo mais curto, desta forma o transporte de produtos perecíveis ganhava mais força desde a partida da fonte produtora até a chegada ao centro consumidor.
Na época o 1318 juntamente com o 1518, foram os modelos Mercedes-Benz preferido do pessoal que transportava verduras e cargas perecíveis. Assim ambos modelos ficaram conhecidos como “Caminhões Verdureiros”.

O sistema de turboalimentação do 1318 gerava 35% a mais de potência, 30% a mais de torque, com menor consumo. Esta era uma das principais vantagens proporcionadas pela turboalimentação do motor Mercedes-Benz OM-352-A, que também permitia ao modelo um comportamento estável em diferentes situações de altitudes elevadas ou de forte variação de temperatura.
O propulsor Mercedes-Benz OM-352-A gerava 170 cv NBR de potência e 47 mkgf NBR de torque, que colocava o caminhão 1318 em posição ideal para as aplicações onde se exigia agilidade na entrega, como no transporte de produtos perecíveis, carga seca em geral, produtos agrícolas, cargas vivas tais como (aves, bovinos e suínos), combustíveis e bebidas, entre outras.
Quanto aos motores turboalimentados os técnicos da Mercedes-Benz explicavam que esse sistema proporcionava maior potência final e mais torque. Pelo desempenho desses propulsores os veículos desenvolviam velocidades médias mais altas nas estradas, mesmo quando circulavam em altitudes elevadas ou sob forte variação de temperatura. Como trabalhavam com rotações mais baixas, os motores turboalimentados exigiam menos mudanças de marchas, por isso, eram mais econômicos e tinham maior vida útil.
No modelo destacavam-se ainda o sistema de arrefecimento dos pistões, o dispositivo LDA que reduzia a emissão de fumaça incorporada à bomba injetora e o radiador que era de concepção avançada e mais eficiente no aspecto termodinâmico.
Todo esse conjunto de benéficos era complementado pela ação da caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60 que oferecia um adequado escalonamento entre marchas e do robusto eixo traseiro. Itens que somados, propiciavam excelente velocidade média e regularidade também em viagens mais curtas.
No quesito segurança o 1318 era equipado com sistema de suspensão de feixes de molas bem dimensionados de ação progressiva, amortecedores telescópicos na dianteira e na traseira, além de barras estabilizadoras na dianteira, que acentuava o comportamento do veículo em curvas e gerava grande estabilidade em qualquer situação de tráfego.
A segurança do caminhão era reforçada por três sistemas de freios a ar comprimido que resultavam em operações mais confiáveis: Freio de serviço a ar comprimido, freio-motor e freio de estacionamento dotado de mola acumuladora.
No que diz respeito ao conforto o modelo era equipado com poltronas revestidas em tecido pano-couro que eram cômodas, macias e anatômicas. O painel de instrumento tinha disposição ergométrica dos botões que permitia acesso fácil aos instrumentos de comando. Somava-se ainda ao 1318 outros itens de série como direção hidráulica, lavador elétrico do para-brisa, pisca-pisca elétrico de advertência, buzina eletropneumática e tanques de combustível com capacidade para 210 litros.
Todos esses itens fizeram do L-1318 um dos caminhões mais desejados da Mercedes-Benz na década de 80, modelo esse que foi sinônimo de resistência, durabilidade e conforto.

MERCEDES-BENZ 1318 0KM















MERCEDES-BENZ 1938













A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy