sexta-feira, 25 de março de 2016

A HISTÓRIA DA BUSSCAR


Tudo começou com uma simples curiosidade para saber mais sobre essa gigante Brasileira que acabou sucumbindo, devido a um mar de problemas e divídas, acabei realizando buscas em alguns sites e blogs, onde encontrei bons materiais e boas matérias para minha pesquisa, além de interessantes e bem aprofundadas por sinal, mas é inevitável não citar e falar da saudosa Nielson e nem dos problemas que ela ( Busscar ) ainda atravessa, mas vamos a história.

A Busscar foi uma fabricante brasileira de carrocerias de ônibus, com sua sede na cidade de Joinville, estado de Santa Catarina. 
A empresa iniciou suas atividades com a Marca Nielson, sendo alterada em 1989 para Busscar, escolhida por ser a junção dos termos alemães Buss (ônibus) e car (carroceria).

História
A empresa foi fundada como uma marcenaria por dois irmãos descendentes de Suecos – Augusto Bruno Nielson e Eugênio Nielson – em 17 de setembro de 1946, sob o nome de Nielson & Irmão
Após um ano foram contratados para reformar uma carroceria de ônibus, dando início ao segmento. Em 1949 construíram uma jardineira totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante.
Em 1956, com a entrada de Harold Nielson, filho mais velho de Augusto, a empresa tomou novos rumos e entrou em definitivo no segmento de carrocerias de ônibus.
Carrocerias Nielson logo se tornou uma das encarroçadoras mais notáveis no mercado nacional e internacional, obtendo êxito com o modelo rodoviário Diplomata.Ao lançar uma nova família de veículos em 1989, a empresa muda sua denominação para Busscar Ônibus S/A.
Em 1999 ingressa no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 2001 é apresentada a nova família de rodoviários VisstaBuss e Jumbuss. O Urbanuss Pluss Tour vem em 2002, e em 2003 chega o primeiro Midi Ônibus com motor traseiro no Brasil chamado Miduss.
A Busscar Ônibus S.A. sempre desenvoloveu tecnologia própria na concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuavam no ramo da industria automotiva. 

A Tecnofibras (irá a leilão em Dezembro) no setor de plásticos e ainda sendo a única empresa do grupo que dá lucro, e a Climabuss, especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.
Na década de 2000 a encarroçadora inicia uma grave crise financeira, que culminou no encerramento da produção e sua falência no ano de 2012.

Crise
Após 2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros foram montados sob encomenda, quando trabalhadores eram chamados para executar serviços temporários. Os funcionários depois ficaram sabendo que a crise era muito maior, já que a empresa não honrava alguns direitos trabalhistas, como o FGTS e o INSS.
Falência
Em 27 de setembro de 2012 a Justiça decretou a falência da Busscar Ônibus S/A e de 8 empresas do grupo,  que foi anulada em 27 de novembro de 2013, atendendo um pleito de seus antigos controladores, porém confirmada em definitivo no dia 5 de dezembro do mesmo ano.
Referências Culturais
Um ônibus fabricado pela Busscar aparece no décimo episódio da quarta temporada do seriado Homeland (13 hours in Islamabad).
Curiosidades:
O Diplomata na disputa com Marcopolo Paradiso chegou como 2ª encarroçadora a disponibilizar ônibus com Deck mais alto e poltronas avançadas a nível acima do motorista.
Houve outra disputa com a Marcopolo, na qual houve novamente a síndrome de Barrichelo (Agora perdeu feio para o Marcopolo III), que foi o lançamento do ônibus rodoviário articulado, em caráter de testes, embora não vingaram no mercado. 


Modelos Fabricados:
Urbanos
  • Nielson Urbanus (1987-1989)
  • Urbanus (1990-1994)
  • Urbanus II
  • Urbanus SS (1995-1999)
  • Urbanuss (1998-2008)
  • Urbanuss II (2010-2012)
  • Urbanuss Pluss (1999-2008)* Urbanuss Pluss II (2009-2012)
  • Urbanuss Ecoss (2007-2008)
  • Urbanuss Ecoss II (2008-2012)
Micros e minis
  • Micruss (1999-2012)
  • Mini Micruss (2000-2012)
  • Microbuss (2001-2012)
Rodoviários
  • Nielson Diplomata (1961-1974)
  • Diplomata JO (1974-1977)
  • Diplomata 2.40 - 2.50 - Articulado - Pioneiro - Airbus - BR (1977-1981)
  • Diplomata 2.60-260 Super (1979-1984)
Diplomata Série 300 (1984-1990)
  • Diplomata 310-330-350-380
Série 1 (1990-1993)
  • El Buss 320-340-360
  • Jum Buss 340-360-380
Série 2 (1993-1996)
  • El Buss 320-340
  • Jum Buss 340-360-380
Série 2T - Vidros colados (1994-1996)
  • Jum Buss 360T-380T
Série 3 (1995-1998)
  • El Buss 320-340-360*(*Montados em Scania F-113 6x2,para exportação e alguns para o Brasil)
  • Jum Buss 360-380-400 Panorâmico
  • Interbus
Série 4 (1998-2001)
  • El Buss 320-320 baby-340
  • Jum Buss 360-380-400 Panorâmico
  • Vissta Buss
  • Panorâmico DD S1 (1998/2009)
  • Interbus
Série 5 (2001-2007)
  • El Buss 320-320FT-340
  • Jum Buss 360-380-400
  • Vissta Buss LO-HI
  • Panorâmico DD S1(1998/2009)
  • Interbuss
  • Miduss
Série 6 (2007-2010)
  • El Buss 320-340
  • Jum Buss 360-380-400
  • Vissta Buss HI-LO
  • Panorâmico DD S1 (1998/2009)
  • Panorâmico DD S2 (2009/2012)
  • Elegance 360
  • Miduss
Série 7 (2010-2012-descontinuada)
  • El Buss 320
  • Elegance 340-360-380-400
  • Panorâmico DD S2 (2009/2012)
  • Urbanuss Pluss S2/S3
  • busscar urbanuss 2010
Fonte: https://pt.wikipedia.org
http://blogpolemicabus.blogspot.com.br
http://canalparadasolicitada.blogspot.com.br

A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy