A Viação
Garcia é uma empresa londrinense do ramo de transporte.
É uma das mais tradicionais do estado do Paraná.
Intimamente ligada à Londrina, foi fundada no mesmo ano de fundação da cidade em
1934 e muito colaborou para o crescimento do município, atendendo às
necessidades da população.
Hoje,
a empresa é referência no transporte rodoviário de passageiros no Brasil,
servindo os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato
Grosso do Sul.
História
A
Viação Garcia possui uma das mais ricas histórias dentre as empresas de ônibus
brasileiras. Além de ter acompanhado a história da cidade de Londrina, a
empresa acompanhou a evolução dos transportes ao longo dos seus mais de 76 anos
de atividade.
A
empresa foi fundada em 1934 por Mathias Heim (mecânico e imigrante de alemão) e
Celso Garcia Cid (espanhol).
O primeiro veículo da empresa foi um caminhão
adaptado em jardineira. Em 1937, o também espanhol, José Garcia Villar comprou
a parte de Heim.
Os
anos de 1930 foram marcados pela dificuldade de se chegar ao destino: estradas
precárias e veículos ainda primitivos, como a jardineira Catita, primeiro
veículo da frota da empresa, faziam exaustivas viagens, apesar da curta
distância, entre as cidades da região. A primeira linha da empresa, que partia
de Londrina com destino à cidade de Jacarezinho (cerca de 150km), levava um dia
inteiro para ser percorrida. Em dias de chuva, devido aos atoleiros, correntes
eram amarradas às rodas da jardineira para auxiliá-la na transposição do
terreno escorregadio. Na década de 1940, os combustíveis foram a dificuldade.
Devido à Segunda Guerra Mundial, combustíveis
passaram a ser racionados e, assim, para manter a operação de suas linhas sem a
preocupação com a falta do óleo
diesel, a Viação Garcia adaptou motores GMC para funcionarem a gasogênio,
nos veículos que receberam o apelido "Pavão".Este percorria a linha
(Londrina a Maringa/Paranavaí na média de 16 h.)
Em 1980, um fato
interessante: a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. A Viação
Garcia foi a empresa responsável por transportar a comitiva do Papa em sua
visita ao estado do Paraná. Na cidade de Curitiba, com o Papa Móvel e toda uma
equipe de carros de apoio de segurança à sua disposição, para levá-lo do Centro
Cívico até o Aeroporto Affonso Pena, o Papa rompeu o protocolo e foi, em meio à
multidão, a caminho de um ônibus modelo Nielson da Viação Garcia, no qual
ocupou a primeira poltrona, ao lado do motorista. O carisma do religioso fez
com que a Viação Garcia conservasse em seu museu, situado na garagem matriz da empresa,
em Londrina, o ônibus que o transportou e ficou famoso entre motoristas e
passageiros, recebendo o apelido "Papa".
Novo proprietário
Em
novembro (29) de 2010 a
empresa foi vendida ao empresário paulista Mário Luft, presidente do conselho
de administração do Grupo Luft (conglomerados de
transporte e logística), pelo valor de R$ 400 milhões. Neste valor, foi
incluido as empresas Viação Ouro Branco e Viação Princesa do Ivaí,
ambas pertencente ao Grupo Garcia.
No
dia 21 de fevereiro de 2014, a Viação Brasil Sul anunciou
a compra de 49% da Viação Garcia sendo que a compra total dos ativos ocorrerá
logo após a liberação dos órgãos de defesa econômica.
Esta
é a segunda vez que em menos de 4 anos a Viação Garcia troca de mãos.
Museu da Garcia
Você
sabia que visitas ao Museu da Viação Garcia
São feitas semanalmente?
São feitas semanalmente?
O
museu da Viação Garcia é visitado pelos alunos de escolas municipais de
Londrina.
Na ocasião, os alunos têm explicações sobre a rota do Café, evolução do transporte entre outros assuntos relacionados com a história de Londrina e da Viação Garcia.
Na ocasião, os alunos têm explicações sobre a rota do Café, evolução do transporte entre outros assuntos relacionados com a história de Londrina e da Viação Garcia.
Garcia pelas décadas
(1930/1939)
O
primeiro veículo da frota da Viação Garcia foi um caminhão Ford 1933,
transformado em jardineira para acomodar os passageiros. Começou a rodar na
época da colonização do Norte do Paraná, transportando os pioneiros que, muitas
vezes, pagavam a passagem até mesmo com galinhas. A primeira linha, de 25 km,
ia de Londrina a Jataizinho e levava um dia inteiro para ser percorrida. Para
não atolar, a “Catita”, apelido carinhoso do ônibus nº 1, amarravam-se
correntes nos pneus.
(1940/1949)
Oferecendo
mais proteção aos seus 33 passageiros, este modelo GMC 1942 era fechado e
acortinado. Para superar as conseqüências da Segunda Guerra Mundial, como o
racionamento de combustível, os mecânicos da empresa adaptaram o motor para
rodar a gasogênio. O novo carro, que ficou conhecido como “Pavão”, percorria
distâncias maiores, como de Londrina a Paranavaí, de 207 quilômetros, levando
16 horas.
(1950/1959)
Em
1950, com o despertar da indústria automobilística, inovações de design começam
a ser introduzidas em carros e também nos ônibus. O GMC-ODC 210, de 1951, é o
primeiro modelo dessa leva, que apresenta uma preocupação mais estética e
inaugura a tendência de frente reta. Tinha capacidade para 35 passageiros.
(1960/1969)
Para
ampliar sua atuação e percorrer distâncias maiores, a Viação Garcia decidiu
utilizar know-how italiano e adquiriu o modelo FNM/Alfa Romeo, de 1964, que
transportava 37 passageiros. O apelido “Fenemê”, tirado da sigla FNM (Fábrica
Nacional de Motores), foi empregado nas rotas mais longas, como
Londrina/Curitiba e Londrina/São Paulo.
(1970/1979)
O
desenvolvimento de uma tecnologia específica finalmente começa a chegar ao
transporte coletivo de passageiros. O Scania B-111 representa esse marco e foi
responsável por um grande salto de qualidade na prestação do serviço. Esse
modelo, considerado uma relíquia pela empresa, pois transportou o papa João
Paulo II durante sua visita ao Brasil em 1980, encontra-se até hoje conservado no
pátio da Viação Garcia.
(1980/1989)
Mais
uma vez inovando a partir de know-how próprio, Viação Garcia desenvolve o
terceiro eixo neste modelo Scania, de 1986. O benefício: mais estabilidade nas
estradas e, portanto, mais segurança aos passageiros. Transportava 46 pessoas e
tinha potência maior, de 305 cavalos.
(1990/1999)
Desenvolvido
na Espanha, o Irizar foi trazido ao Brasil pela Viação Garcia e inaugurou a
linha Top Bus, com um conceito de mais conforto e comodidade ao passageiro. Com
vários itens de segurança inéditos, o modelo Century 1998 possuía, além de um
design moderno e arrojado, poltronas leito turismo e chassis Volvo. Oferece 38
assentos.
(2000/2009)
Um
novo ônibus para um novo século é o que representa a introdução deste modelo
Mercedes Benz, que entra em operação em Dezembro de 2004, que tem como principal destaque poltronas com ângulo de
reclinação de 180º. Panorâmico e com dois pisos, oferece 24 lugares. É equipado
ainda com duas geladeiras, cafeteira elétrica, ponto para carregador de celular
e cinto de segurança em todas as poltronas. Com sistema de calefação
inteligente, o ar refrigerado é ecologicamente correto. É o que existe de mais
moderno em tecnologia de transporte de passageiros.
(2013)
Em
2013 ela surpreende novamente e antes de rodar nas estradas ela trás
diretamente para a VVR 2013 no memorial da América Latina em São Paulo um Irizar novo e
ainda no plástico para ser prestigiado no Evento.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://www.viacaogarcia.com.br/