quinta-feira, 17 de março de 2016

VIAÇÃO GARCIA

Viação Garcia é uma empresa londrinense do ramo de transporte. É uma das mais tradicionais do estado do Paraná. Intimamente ligada à Londrina, foi fundada no mesmo ano de fundação da cidade em 1934 e muito colaborou para o crescimento do município, atendendo às necessidades da população.
Hoje, a empresa é referência no transporte rodoviário de passageiros no Brasil, servindo os estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
 História
A Viação Garcia possui uma das mais ricas histórias dentre as empresas de ônibus brasileiras. Além de ter acompanhado a história da cidade de Londrina, a empresa acompanhou a evolução dos transportes ao longo dos seus mais de 76 anos de atividade.
A empresa foi fundada em 1934 por Mathias Heim (mecânico e imigrante de alemão) e Celso Garcia Cid (espanhol). 
O primeiro veículo da empresa foi um caminhão adaptado em jardineira. Em 1937, o também espanhol, José Garcia Villar comprou a parte de Heim.
Os anos de 1930 foram marcados pela dificuldade de se chegar ao destino: estradas precárias e veículos ainda primitivos, como a jardineira Catita, primeiro veículo da frota da empresa, faziam exaustivas viagens, apesar da curta distância, entre as cidades da região. A primeira linha da empresa, que partia de Londrina com destino à cidade de Jacarezinho (cerca de 150km), levava um dia inteiro para ser percorrida. Em dias de chuva, devido aos atoleiros, correntes eram amarradas às rodas da jardineira para auxiliá-la na transposição do terreno escorregadio. Na década de 1940, os combustíveis foram a dificuldade. 
Devido à Segunda Guerra Mundial, combustíveis passaram a ser racionados e, assim, para manter a operação de suas linhas sem a preocupação com a falta do óleo diesel, a Viação Garcia adaptou motores GMC para funcionarem a gasogênio, nos veículos que receberam o apelido "Pavão".Este percorria a linha (Londrina a Maringa/Paranavaí na média de 16 h.) 
Em 1980, um fato interessante: a visita do Papa João Paulo II ao Brasil. A Viação Garcia foi a empresa responsável por transportar a comitiva do Papa em sua visita ao estado do Paraná. Na cidade de Curitiba, com o Papa Móvel e toda uma equipe de carros de apoio de segurança à sua disposição, para levá-lo do Centro Cívico até o Aeroporto Affonso Pena, o Papa rompeu o protocolo e foi, em meio à multidão, a caminho de um ônibus modelo Nielson da Viação Garcia, no qual ocupou a primeira poltrona, ao lado do motorista. O carisma do religioso fez com que a Viação Garcia conservasse em seu museu, situado na garagem matriz da empresa, em Londrina, o ônibus que o transportou e ficou famoso entre motoristas e passageiros, recebendo o apelido "Papa".
Novo proprietário
Em novembro (29) de 2010 a empresa foi vendida ao empresário paulista Mário Luft, presidente do conselho de administração do Grupo Luft (conglomerados de transporte e logística), pelo valor de R$ 400 milhões. Neste valor, foi incluido as empresas Viação Ouro Branco e Viação Princesa do Ivaí, ambas pertencente ao Grupo Garcia.
No dia 21 de fevereiro de 2014, a Viação Brasil Sul anunciou a compra de 49% da Viação Garcia sendo que a compra total dos ativos ocorrerá logo após a liberação dos órgãos de defesa econômica.
Esta é a segunda vez que em menos de 4 anos a Viação Garcia troca de mãos.
Museu da Garcia
Você sabia que visitas ao Museu da Viação Garcia
São feitas semanalmente?
O museu da Viação Garcia é visitado pelos alunos de escolas municipais de Londrina.
Na ocasião, os alunos têm explicações sobre a rota do Café, evolução do transporte entre outros assuntos relacionados com a história de Londrina e da Viação Garcia.



Garcia pelas décadas
(1930/1939)

O primeiro veículo da frota da Viação Garcia foi um caminhão Ford 1933, transformado em jardineira para acomodar os passageiros. Começou a rodar na época da colonização do Norte do Paraná, transportando os pioneiros que, muitas vezes, pagavam a passagem até mesmo com galinhas. A primeira linha, de 25 km, ia de Londrina a Jataizinho e levava um dia inteiro para ser percorrida. Para não atolar, a “Catita”, apelido carinhoso do ônibus nº 1, amarravam-se correntes nos pneus.

(1940/1949)
Oferecendo mais proteção aos seus 33 passageiros, este modelo GMC 1942 era fechado e acortinado. Para superar as conseqüências da Segunda Guerra Mundial, como o racionamento de combustível, os mecânicos da empresa adaptaram o motor para rodar a gasogênio. O novo carro, que ficou conhecido como “Pavão”, percorria distâncias maiores, como de Londrina a Paranavaí, de 207 quilômetros, levando 16 horas.
(1950/1959)
Em 1950, com o despertar da indústria automobilística, inovações de design começam a ser introduzidas em carros e também nos ônibus. O GMC-ODC 210, de 1951, é o primeiro modelo dessa leva, que apresenta uma preocupação mais estética e inaugura a tendência de frente reta. Tinha capacidade para 35 passageiros.





(1960/1969)
Para ampliar sua atuação e percorrer distâncias maiores, a Viação Garcia decidiu utilizar know-how italiano e adquiriu o modelo FNM/Alfa Romeo, de 1964, que transportava 37 passageiros. O apelido “Fenemê”, tirado da sigla FNM (Fábrica Nacional de Motores), foi empregado nas rotas mais longas, como Londrina/Curitiba e Londrina/São Paulo.





(1970/1979)
O desenvolvimento de uma tecnologia específica finalmente começa a chegar ao transporte coletivo de passageiros. O Scania B-111 representa esse marco e foi responsável por um grande salto de qualidade na prestação do serviço. Esse modelo, considerado uma relíquia pela empresa, pois transportou o papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil em 1980, encontra-se até hoje conservado no pátio da Viação Garcia.


(1980/1989)
Mais uma vez inovando a partir de know-how próprio, Viação Garcia desenvolve o terceiro eixo neste modelo Scania, de 1986. O benefício: mais estabilidade nas estradas e, portanto, mais segurança aos passageiros. Transportava 46 pessoas e tinha potência maior, de 305 cavalos.






(1990/1999)
Desenvolvido na Espanha, o Irizar foi trazido ao Brasil pela Viação Garcia e inaugurou a linha Top Bus, com um conceito de mais conforto e comodidade ao passageiro. Com vários itens de segurança inéditos, o modelo Century 1998 possuía, além de um design moderno e arrojado, poltronas leito turismo e chassis Volvo. Oferece 38 assentos.






(2000/2009)
Um novo ônibus para um novo século é o que representa a introdução deste modelo Mercedes Benz, que entra em operação em Dezembro de 2004, que tem como principal destaque poltronas com ângulo de reclinação de 180º. Panorâmico e com dois pisos, oferece 24 lugares. É equipado ainda com duas geladeiras, cafeteira elétrica, ponto para carregador de celular e cinto de segurança em todas as poltronas. Com sistema de calefação inteligente, o ar refrigerado é ecologicamente correto. É o que existe de mais moderno em tecnologia de transporte de passageiros.
(2013)
Em 2013 ela surpreende novamente e antes de rodar nas estradas ela trás diretamente para a VVR 2013 no memorial da América Latina em São Paulo um Irizar novo e ainda no plástico para ser prestigiado no Evento.
Fonte: https://pt.wikipedia.org
http://www.viacaogarcia.com.br/

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