Tudo
começou pelos gregos com a construção das primeiras carrocerias no IV século
A.C., seguidos dos romanos, que fabricaram os "CARROZZIERI", uma
pequena vagoneta que era utilizada em Serviço Regular de Tração Animal
(denominados: "CARPENTVM") que logo entraram em decadência após a
queda do Império Romano.
Com
o passar do dos tempos, os historiadores franceses atribuíram a BLAISE PASCAL (
18 de Março de 1662 mostrou ao Duque de Roannez um veículo de Tração Animal) a
idéia de criar um tipo de transporte de pessoas que atendesse a cidade de
Paris. Este transporte devia ser popular, com itinerários e tarifas
estabelecidas no Governo de LUIS XIV. Em 27 de Fevereiro de 1662 ocorreu a
primeira concessão para um veículo de uso coletivo.
Em
NANTES, cidade francesa, havia um comerciante popular chamado "OMNES"
, que identificava sua loja em uma pequena tabuleta com a descrição :
"OMNES OMNIBUS". O intento despertou o cidadão "BAUDRY",
que possuía um veículo para transportes de banhistas rumo as praias locais, na
qual passou a denominar-se: "OMNIBUS".
No
final do Ano de 1678, este tipo de locomoção foi abandonado pelos parisienses.
Após 150 anos, surgiriam alguns modelos de carruagens fazendo a ligação NANTES
x BORDEAUX.
Surge
um modelo popular denominado de "CARABAS" idêntico a uma carruagem,
de madeira, sem portas laterais e dispostas transversalmente todos os bancos
dos passageiros. Enquanto isso na Inglaterra, a transição de carruagens davam
privilégios para alguns modelos mais atuais à época, de onde destacamos RICHARD
TREVITHICK JR. Os ônibus fechados datam de 1828, no reinado de CARLOS X, com o
aparecimento de vários modelos. Surgem assim as empresas : "ENTERPRISE DES
OMNIBUS" e a "ENTERPRISE DES TRICYCLES" ,onde os veículos
atendiam a Linha de PALAIS ROYAL.
Em
seguida vem o "ERA" (1832) e o "AUTOPSY "- da Linha City x
Paddington. O "ENTERPRISE" (1838), tinha capacidade para 14
passageiros e o posto do motorista era independente dos passageiros. Esta era
uma realidade mais adequada visando um ônibus na sua totalidade, que rodava
entre MOORGATE x PADDLINGTON (INGLATERRA).
Em
1833 FRANCIS MACERONI – natural da ITÁLIA, mostrou seu invento para 16
passageiros.
Na
França, na pequena LE MANS, um filho de um fundidor de sinos, inicia a
construção de um veículo de 4 rodas, contendo: sistema de direção e comandos
centralizados, grandes feixes de molas, o que possibilitou um ônibus de linhas
harmoniosas. Criado por AMÉDÉE BOLLÉE , o ônibus "OBÉISSANT" – o
primeiro no mundo a atingir 40 km/h, cuja apresentação se deu em outubro de
1875 na capital Paris (que gastava 18 horas entre LE MANS x PARIS). Cinco anos
mais tarde, foi apresentado um novo modelo que bateu todos os recordes, até
então de 45 km/h.
HARRY
JOHN LAWSON adquiriu alguns ônibus movidos a gasolina de GOTTLIED DAIMLER (que
construiu o PRIMEIRO CARRO A GASOLINA do mundo e em 1899, o PRIMEIRO ÔNIBUS A
GASOLINA). No inicio já do Século XX, a Inglaterra destacou-se nos meios dos
transportes de pessoas pois em 24 de Abril de 1903 foi inaugurado o PRIMEIRO
SERVIÇO DE ÔNIBUS do mundo, ligando a estação de Estrada de Ferro de EASTBOURNE
x MEAD, em SUSSEX. Por volta de 1905 Londres possuía em seu sistema de
transporte de pessoas aproximadamente 3500 ônibus movidos à gasolina, contra
150 tracionados à cavalos, quando então adquire um ônibus de 2 andares – 34
passageiros, motor de 4 cilindros, freios à ar pela empresa Fifth Avenue Coach
Company.
A
FRANÇA ressurge em novembro de 1905 com a apresentação do Ônibus exposto numa
feira de automóveis em Cours de La Reine. Enquanto isso, aqui no continente
americano, algumas invenções relacionadas a transporte de passageiros vão
surgindo como opções de curtas distâncias, aparece nesse intervalo a PICKWICK
STAGES – uma das maiores empresas de ônibus dos Estados Unidos, no Estado da
Califórnia. Em 1922 surge o PRIMEIRO CHASSI DE ÔNIBUS desenhado especificamente
para tal na Europa avançando ainda mais as invenções em escalas industriais
(surgimento de variados modelos como o PRIMEIRO ÔNIBUS LEITO DO MUNDO (1928)
ligando a costa Atlântico x Pacífico pela PICKWICK STAGES (a linha
COAST-TO-COAST) que é encampada por HARVEY S. FIRESTONE logo após tornando-se
na gigante "GREYHOUND CORPORATION" (1930).
Acompanhando
as tendências, em 1935 surge o ÔNIBUS INTEGRAL (MONOBLOCO) também na Europa –
um casamento perfeito entre o chassi e a carroceria. Um tributo a BLAISE PASCAL
(Março de 1662) – consideravelmente "PAI DO ÔNIBUS NO MUNDO", e a
"AMÉDÉE BOLLÉE" (1873) cujo primeiro ÔNIBUS, o "OBÉISSANT"
a atingir a velocidade de 40 km/h. A EVOLUÇÃO Falar da evolução dos Transportes
de passageiros é contar a trajetória do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DO MUNDO:
estreado nas ruas de MANNHEIM, ALEMANHA quando um triciclo atingia a velocidade
máxima de 14 km/h – o grande sonho desperta a humanidade através da terna
dedicação do ENGENHEIRO KARL BENZ. Não muito longe, outro ilustre pesquisador, dedicava-se
a montagem do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DE 4 RODAS DO MUNDO, por etapas,
também na ALEMANHA, dois grandes se juntam na cidade de CANNSTATT.
O
ilustre era GOTTLIED DAIMLER e seu amigo WILHELM MAYBACH. Até por volta de
1886, ambos se conhecem, e fundam a pequena gigante empresa, acabaria a fase
dos inventos, era somente aperfeiçoá-los, adequá-los: os pioneiros: KARL BENZ e
GOTTLIED DAIMLER a conceituada "DAIMLER-BENZ". Chega 1895, e KARL
BENZ constrói o PRIMEIRO ÔNIBUS DO MUNDO também em CANNSTATT – seria o
precursor do moderno transporte coletivo de passageiros. O mecânico da equipe,
cuja filha chamava MERCEDES vê na alegria de GOTTLIED DAIMLER ao vencer o
CIRCUITO DE NICE, batizando ali mesmo a homenagem a garotinha, no que
transformaria no grande nome e o despontar da estrela que brilhava: MERCEDES.
Em 1923 KARL BENZ mostra seu PRIMEIRO CAMINHÃO a adotar o motor DIESEL, união
perfeita do chassi com o motor. É feita a fusão da DAIMLER-BENZ A.G. da
ALEMANHA – grandiosa, perpetuosa entre veículos pequenos, de transportes de
passageiros e de cargas, quando em 1926 nascia a marca "MERCEDES-BENZ"
Designações e etimologia
A
designação dos veículos automóveis de transporte de passageiros varia de país
para país e mesmo de região para região. Várias das designações têm origem em omnibus (significando
"para todos" em latim). Este termo foi usado, desde o século XIX, para designar
um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas
grandes cidades do mundo, com caraterísticas e funções muito semelhantes aos
transportes coletivos atuais.
No Brasil, os
transportes coletivos de passageiros são designados "ônibus", termo
originado diretamente em "omnibus".
Em Portugal, até
a década de 1940, foi usado o termo "auto-omnibus",
referindo-se a um omnibus automóvel. A partir de então, foi
introduzido o termo "autocarro", também se utilizando popularmente o
termo "camioneta" para designar os autocarros interurbanos.
Em Angola e Moçambique,
usa-se o termo "machimbombo", com origem no nome popular que se dava
aos ascensores mecânicos
de Lisboa e
que se se supõe ser uma adaptação do inglês "machine
pump".
Na Guiné-Bissau , Cabo Verde e São Tomé e Príncipe usam-se os termos
"toca-toca" e "otocarro", derivados de
"autocarro".
Em Timor-Leste aos
pequenos autocarros dá-se a designação de "microlete".
Internacionalmente,
também é utilizado o termo "bus" (redução de "omnibus")
ou o termo "autobus".
Fonte:
https://pt.wikipedia.org e http://www.tematransportes.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário