sexta-feira, 18 de março de 2016

TEMA TRANSPORTES

Estrategicamente localizada no Pólo Industrial de Manaus visando facilitar a logística necessária para a execução de seus serviços a Tema Transportes Especial de Manaus LTDA, fica à vontade para servir seus principais clientes, Permitindo que seus veículos possam chegar com brevidade aos locais solicitados, economizando tempo e facilitando o fluxo de trabalho das empresas.
A Tema possui uma frota diversificada, entre ônibus, microônibus e vans, com varias configurações e modelos visando atender as mais variadas necessidades de seus clientes.
Possui em suas instalações profissionais capacitados e regularmente treinados e comprometidos com a qualidade nos serviços,
Executa na própria empresa todos os serviços de atendimento ao cliente, como
também todos os serviços necessários nos reparos de seus veículos.
Desta forma a Tema trabalha exaustivamente na manutenção preventiva, buscando evitar riscos e imprevistos para os que contam com seus serviços.
Empregados
Atualmente, a organização emprega 278 pessoas (estimado). No Estado do Amazonas, uma empresa tem, em média, entre 3 e 11 empregados, o que faz com que a Tema Transportes Especial de Manaus Ltda. seja 39 vezes maior que o tamanho médio de uma empresa e, consequentemente, uma das maiores empresas empregadoras da região.
Histórico
1981 – A empresa TEMA nasce com 06 ônibus em sua frota onde o objetivo naquele momento era atender bem os clientes do Pólo Industrial de Manaus.
1982 – Com uma visão empreendedora, os proprietários da empresa perceberam que a qualidade na prestação de serviços seria um diferencial estratégico, Visto que naquele momento não existiam empresas voltadas especificamente para o setor de transportes de passageiros das empresas, dessa forma adotaram uma política de renovação de frota, traçando como missão três princípios básicos, assegurar conforto,confiabilidade, segurança aos seus clientes, dessa forma a Tema cresceu e foi se destacando como sinônimo de qualidade no segmento de transportes, na cidade de Manaus.
1989 – A TEMA funda a TCA – transportes coletivos do amazonas e passa a atuar no
segmento de transportes coletivos de Manaus, contando inicialmente com 06 Veículos.
1992 - O Brasil passa por uma grande crise econômica, causando o fechamento de várias empresas no Distrito Industrial e conseqüentemente, a demissão de muitos funcionários. Devido a esses eventos, a Tema reduz sua frota composta de 127 veículos, para apenas 30 Veículos, como estratégia de corte nos custos para sobrevivência no setor. Naquele momento a Tema renascia com a mesma política que a tornou uma grande empresa.
2002- Passados 10 anos A Tema se destaca como umas das 03 maiores empresas do Segmento, totalizando uma frota de mais de 150 veículos.
2005 – Visando focar a atenção no segmento que a projetou no mercado, a Tema vende a TCA- Transportes Coletivos do Amazonas que naquele momento tinha uma frota de 45 veículos, encerrando assim, suas atividades nos transporte coletivo de Manaus.
2010 – Consolidada no segmento de transportes de passageiros, contanto com uma frota de
mais de 200 veículos entre ônibus, microônibus e vans a Tema é referência de qualidade e eficiência, porem continua com sua busca em superar as expectativas de seus clientes não abrindo mão de sua política e missão que a fizeram conquistar a preferência de seus clientes e de clientes que buscam ser atendidos por seus serviços.

A HISTÓRIA DO ÔNIBUS

Tudo começou pelos gregos com a construção das primeiras carrocerias no IV século A.C., seguidos dos romanos, que fabricaram os "CARROZZIERI", uma pequena vagoneta que era utilizada em Serviço Regular de Tração Animal (denominados: "CARPENTVM") que logo entraram em decadência após a queda do Império Romano.
Com o passar do dos tempos, os historiadores franceses atribuíram a BLAISE PASCAL ( 18 de Março de 1662 mostrou ao Duque de Roannez um veículo de Tração Animal) a idéia de criar um tipo de transporte de pessoas que atendesse a cidade de Paris. Este transporte devia ser popular, com itinerários e tarifas estabelecidas no Governo de LUIS XIV. Em 27 de Fevereiro de 1662 ocorreu a primeira concessão para um veículo de uso coletivo.
Em NANTES, cidade francesa, havia um comerciante popular chamado "OMNES" , que identificava sua loja em uma pequena tabuleta com a descrição : "OMNES OMNIBUS". O intento despertou o cidadão "BAUDRY", que possuía um veículo para transportes de banhistas rumo as praias locais, na qual passou a denominar-se: "OMNIBUS".
No final do Ano de 1678, este tipo de locomoção foi abandonado pelos parisienses. Após 150 anos, surgiriam alguns modelos de carruagens fazendo a ligação NANTES x BORDEAUX.
Surge um modelo popular denominado de "CARABAS" idêntico a uma carruagem, de madeira, sem portas laterais e dispostas transversalmente todos os bancos dos passageiros. Enquanto isso na Inglaterra, a transição de carruagens davam privilégios para alguns modelos mais atuais à época, de onde destacamos RICHARD TREVITHICK JR. Os ônibus fechados datam de 1828, no reinado de CARLOS X, com o aparecimento de vários modelos. Surgem assim as empresas : "ENTERPRISE DES OMNIBUS" e a "ENTERPRISE DES TRICYCLES" ,onde os veículos atendiam a Linha de PALAIS ROYAL.
Em seguida vem o "ERA" (1832) e o "AUTOPSY "- da Linha City x Paddington. O "ENTERPRISE" (1838), tinha capacidade para 14 passageiros e o posto do motorista era independente dos passageiros. Esta era uma realidade mais adequada visando um ônibus na sua totalidade, que rodava entre MOORGATE x PADDLINGTON (INGLATERRA).
Em 1833 FRANCIS MACERONI – natural da ITÁLIA, mostrou seu invento para 16 passageiros.
Na França, na pequena LE MANS, um filho de um fundidor de sinos, inicia a construção de um veículo de 4 rodas, contendo: sistema de direção e comandos centralizados, grandes feixes de molas, o que possibilitou um ônibus de linhas harmoniosas. Criado por AMÉDÉE BOLLÉE , o ônibus "OBÉISSANT" – o primeiro no mundo a atingir 40 km/h, cuja apresentação se deu em outubro de 1875 na capital Paris (que gastava 18 horas entre LE MANS x PARIS). Cinco anos mais tarde, foi apresentado um novo modelo que bateu todos os recordes, até então de 45 km/h.
HARRY JOHN LAWSON adquiriu alguns ônibus movidos a gasolina de GOTTLIED DAIMLER (que construiu o PRIMEIRO CARRO A GASOLINA do mundo e em 1899, o PRIMEIRO ÔNIBUS A GASOLINA). No inicio já do Século XX, a Inglaterra destacou-se nos meios dos transportes de pessoas pois em 24 de Abril de 1903 foi inaugurado o PRIMEIRO SERVIÇO DE ÔNIBUS do mundo, ligando a estação de Estrada de Ferro de EASTBOURNE x MEAD, em SUSSEX. Por volta de 1905 Londres possuía em seu sistema de transporte de pessoas aproximadamente 3500 ônibus movidos à gasolina, contra 150 tracionados à cavalos, quando então adquire um ônibus de 2 andares – 34 passageiros, motor de 4 cilindros, freios à ar pela empresa Fifth Avenue Coach Company.
A FRANÇA ressurge em novembro de 1905 com a apresentação do Ônibus exposto numa feira de automóveis em Cours de La Reine. Enquanto isso, aqui no continente americano, algumas invenções relacionadas a transporte de passageiros vão surgindo como opções de curtas distâncias, aparece nesse intervalo a PICKWICK STAGES – uma das maiores empresas de ônibus dos Estados Unidos, no Estado da Califórnia. Em 1922 surge o PRIMEIRO CHASSI DE ÔNIBUS desenhado especificamente para tal na Europa avançando ainda mais as invenções em escalas industriais (surgimento de variados modelos como o PRIMEIRO ÔNIBUS LEITO DO MUNDO (1928) ligando a costa Atlântico x Pacífico pela PICKWICK STAGES (a linha COAST-TO-COAST) que é encampada por HARVEY S. FIRESTONE logo após tornando-se na gigante "GREYHOUND CORPORATION" (1930).
Acompanhando as tendências, em 1935 surge o ÔNIBUS INTEGRAL (MONOBLOCO) também na Europa – um casamento perfeito entre o chassi e a carroceria. Um tributo a BLAISE PASCAL (Março de 1662) – consideravelmente "PAI DO ÔNIBUS NO MUNDO", e a "AMÉDÉE BOLLÉE" (1873) cujo primeiro ÔNIBUS, o "OBÉISSANT" a atingir a velocidade de 40 km/h. A EVOLUÇÃO Falar da evolução dos Transportes de passageiros é contar a trajetória do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DO MUNDO: estreado nas ruas de MANNHEIM, ALEMANHA quando um triciclo atingia a velocidade máxima de 14 km/h – o grande sonho desperta a humanidade através da terna dedicação do ENGENHEIRO KARL BENZ. Não muito longe, outro ilustre pesquisador, dedicava-se a montagem do PRIMEIRO VEÍCULO MOTORIZADO DE 4 RODAS DO MUNDO, por etapas, também na ALEMANHA, dois grandes se juntam na cidade de CANNSTATT.
O ilustre era GOTTLIED DAIMLER e seu amigo WILHELM MAYBACH. Até por volta de 1886, ambos se conhecem, e fundam a pequena gigante empresa, acabaria a fase dos inventos, era somente aperfeiçoá-los, adequá-los: os pioneiros: KARL BENZ e GOTTLIED DAIMLER a conceituada "DAIMLER-BENZ". Chega 1895, e KARL BENZ constrói o PRIMEIRO ÔNIBUS DO MUNDO também em CANNSTATT – seria o precursor do moderno transporte coletivo de passageiros. O mecânico da equipe, cuja filha chamava MERCEDES vê na alegria de GOTTLIED DAIMLER ao vencer o CIRCUITO DE NICE, batizando ali mesmo a homenagem a garotinha, no que transformaria no grande nome e o despontar da estrela que brilhava: MERCEDES. Em 1923 KARL BENZ mostra seu PRIMEIRO CAMINHÃO a adotar o motor DIESEL, união perfeita do chassi com o motor. É feita a fusão da DAIMLER-BENZ A.G. da ALEMANHA – grandiosa, perpetuosa entre veículos pequenos, de transportes de passageiros e de cargas, quando em 1926 nascia a marca "MERCEDES-BENZ"
Designações e etimologia
A designação dos veículos automóveis de transporte de passageiros varia de país para país e mesmo de região para região. Várias das designações têm origem em omnibus (significando "para todos" em latim). Este termo foi usado, desde o século XIX, para designar um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas grandes cidades do mundo, com caraterísticas e funções muito semelhantes aos transportes coletivos atuais.
No Brasil, os transportes coletivos de passageiros são designados "ônibus", termo originado diretamente em "omnibus".
Em Portugal, até a década de 1940, foi usado o termo "auto-omnibus", referindo-se a um omnibus automóvel. A partir de então, foi introduzido o termo "autocarro", também se utilizando popularmente o termo "camioneta" para designar os autocarros interurbanos.
Em Angola e Moçambique, usa-se o termo "machimbombo", com origem no nome popular que se dava aos ascensores mecânicos de Lisboa e que se se supõe ser uma adaptação do inglês "machine pump".
Na Guiné-Bissau , Cabo Verde e São Tomé e Príncipe usam-se os termos "toca-toca" e "otocarro", derivados de "autocarro".
Em Timor-Leste aos pequenos autocarros dá-se a designação de "microlete".
Internacionalmente, também é utilizado o termo "bus" (redução de "omnibus") ou o termo "autobus".


Fonte: https://pt.wikipedia.org e http://www.tematransportes.com.br

A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy