sábado, 12 de março de 2016

CMTC


















CMTC é a sigla para Companhia Municipal de Transportes Coletivos, empresa que foi responsável pela operação e fiscalização do transporte feito por ônibus na cidade de São Paulo até o ano de 1995, quando foi extinta na gestão Paulo Maluf (1993 a 1997).
História 1946-1968
Companhia Municipal de Transportes Coletivos foi criada em 1946 sob o Decreto-Lei Municipal número 365 de 10 de outubro, que constituia a uma empresa de prestação de serviços de transporte público na cidade de São Paulo no prazo de 30 anos . No ano seguinte, em 12 de março, a prefeitura transfere o patrimônio da São Paulo Tramway Light and Power Company Limited (então responsável pelo transportes coletivos na cidade) para a companhia. A Transferência do patrimônio só se oficializou em 1 de julho inciando as operações da CMTC.
Durante esse período, a CMTC implanta um sistema de trólebus importados dos Estados Unidos da América e Inglaterra colocando em funcionamento a linha São Bento-Aclimação. Também são importados uma frota de 200 ônibus Twin Coach e um sistema de linhas de bondes setoriais começa a ser implantado com itinerários que não circulam pelo centro da cidade. A empresa tem 90% de sua frota operada em São Paulo.
A CMTC também é a responsável pela fabricação do primeiro trólebus brasileiro. Em 1968, o sistema de bondes em São Paulo é desativado depois de 96 anos de funcionamento.
1975-1994
O Metrô começa a ser operado na cidade em 1975, e a CMTC detém apenas 14% da frota. Em 1977, um decreto municipal divide a cidade por 23 áreas de operação na qual empresas particulares contratados pela companhia ficariam encarregadas pelo transporte coletivo enquanto as linhas circulares e diametrais passam a ser exclusividade da CMTC.
Nos anos 80, a CMTC implanta o sistema de tranferência ônibus-trólebus construíndo o terminal da Penha e Vila Prudente. A empresa também implanta o integração ônibus-ferrovia, entre a linha Pinheiros-Largo São Francisco, da CMTC, e os trens metropolitanos da Fepasa. mais a CMTC rodando pela Cidade Tiradentes na zona leste está andando pelo caminho para o Guaianazes, Terminal São Mateus, Praça Princesa Isabel e o Parque Dom Pedro II e também o Metrô de São Paulo com Itaquera, Guilhermina-Esperança, Penha, Tatuapé e Paraíso.
Em 1 de janeiro de 1991, é assinada a Lei Municipal 10.950, que determina a substituição da frota de ônibus a diesel por ônibus movidos a gás natural no prazo de 10 anos. Em junho do mesmo ano entra em operação a primeira linha com entrada pela porta dianteira: 805A-Circular Avenidas. Em 25 de Julho do mesmo ano, é oficializada a municipalização dos transportes coletivos de acordo com a lei número 11.037 aprovada pela Câmara Municipal .
Em 1993, a CMTC ganha nova administração, porém suas condições junto com o sistema municipalizado se encontravam precárias. O número de passageiros transportados volta a ter um peso significativo na remuneração das empresas contratadas e a primeira fase de privatização das áreas de operação e manutenção da CMTC é iniciada. Através de três processos de licitação são transferidas a operação de garagens e frota pública.
No ano seguinte, o transporte coletivo de São Paulo passa a ser operado por 47 empresas privadas. A CMTC é desativada em 8 de março de 1995, sendo substituída pela SPTrans na gestão do transporte coletivo da cidade .
Ficheiro:CMTC
CMTC
Frotas Antigos de Veiculos da CMTCTrolebus Pullman Westinghouse (1947) - 107P - Mandaqui - Pinheiros
  • Trólebus BUT (1947) - 107T - Tucuruvi - Pinheiros
  • Trólebus Westram Ward LaFrance Siemens (1952) - 702P - Pinheiros - Largo do São José do Belém
  • Trólebus ACF Brill G.E. (1947 - 1948) - 1428 - Santa Terezinha - Casper Libéro
  • Trólebus Metropolitana Westram Siemens/Villares, Fabricado pela própria CMTC (1961 - 1969) - 4112 - Santa Margarida Maria - Praça da República
  • Trólebus Metropolitana GMC-ODC Siemens/Villares Fabricado pela própria CMTC (1961 - 1969) - 4113 - Gentil de Moura - Praça da Sé
  • Trólebus Magirus-Deutz Striulli, Veículo a diesel convertido em trólebus pela própria CMTC (1969) - 1301 - Parque Peruche - Casper Libéro
  • Trólebus Caio Amélia Articulado Volvo B58 Vilares (1986) - 775T - Pinheiros - Metrô Santa Cruz
  • Ciferal Alvorada Volvo B58 (1981) - 234A - Jardim Helena - Ceret
  • Trólebus Ciferal Amazonas Scania Powertronics BR 116 (1978 - 1982) - 2290 - Terminal São Mateus - Praça Clóvis
  • Mafersa Monobloco (1985) - 5318 - Chácara Santana - Metrô Anhangabaú
  • Mafersa Trolebus Monobloco Vilares (1985) - 6500 - Terminal Santo Amaro - Praça da Bandeira
  • Marcopolo San Remo Scania BR-116 Trolebus Powertronics BR-116 (1982- 1983) - 3160 - Terminal Vila Prudente - Praça João Mendes
  • Marcopolo Torino San Remo Scania Powertronics Trolebus Articualdo BR 116-113 8001 (1985) - 2291 - Terminal São Mateus - Praça da República
  • Marcopolo Torino Scania 113 (1983) - 3390 - Terminal São Mateus - Parque Dom Pedro II
  • Marcopolo Torino Scania LN 113 (1988) - 9300 - Terminal Casa Verde - Praça da Sé
  • Caio Bela Vista Volvo B58 Articulado (1981) 5100 - Pinheiros - Praça da Sé
  • Caio Gabriela Scania 113 Articulado (1979) - 5323 - Capão Redondo - Metrô Anhangabaú
  • Caio Amélia Mercedes-Benz Monobloco OF-1113 (1983) - 675R - Grajaú - Metrô Jabaquara
  • Caio Amélia Mercedes-Benz OF-1318 (1983) - 675M - Centro Campestre do SESC - Metrô Jabaquara
  • Caio Amélia Volvo B58 (1983) - 253F - Terminal São Mateus - Terminal A. E. Carvalho
  • Caio Amélia Volvo B58 (1983) - 3783 - Cidade Castro Alves - Metrô Itaquera
  • Caio Amélia Volvo B58 Articulado (1984) - 3686 - Jardim São Paulo - Praça Clóvis
  • Caio Amélia Volvo Vilares Trolebus Articulado 8000 (1984) - 6503 - Expresso Nove de Julho - Praça da Bandeira
  • Caio Vitoria Volvo B58 Articulado (1990) - 3391 - Terminal São Mateus - Largo do Cambuci
  • Caio Vitoria Volvo B58 Articulado (1991) - 6500 - Terminal Santo Amaro - Praça da Bandeira
  • Caio Vitoria Scania LN 113 (1988) - 3141 - Terminal São Mateus - Parque Dom Pedro II
  • Caio Vitoria Mercedes-Benz OF-1318 (1990) - 3789 - Cidade Tiradentes - Metrô Itaquera
  • Thamco Aguia Mercedes-Benz Monobloco 0364 (1985) - 3070 - Jardim Limoeiro - Terminal São Mateus
  • Thamco Aguia Mercedes-Benz Monobloco Executivo (1987) - 3310 - Cidade Tiradentes - Praça da República
  • Thamco Oda Scania Double-Decker Fofão (1985) - 5111 - Terminal Santo Amaro - Praça da Sé
  • Condor Mercedes-Bens OF-1318 (1984) - 3060 - Jardim Santo André - Terminal São Mateus
  • Mercedes-Benz Monobloco 0364 (1974) - 5175 - Jardim Míriam - Praça da Sé
  • Mercedes-Benz Monobloco 0364 (1975) - 3065 - Cidade Tiradentes - Terminal São Mateus
  • Mercedes-Benz Monobloco 0365 (1981) - 3320 - Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé
  • Mercedes-Benz Monobloco 0365 (1982) - 3781 - Cidade Tiradentes - Metrô Penha
  • Mercedes-Bens Monobloco 0365 (1987) - 374J - Terminal Vila Carrão - Metrô São Judas
  • Mercedes-Benz Monobloco 0365 (1988) - 364P - Jardim Itapólis - Sacomã
  • Mercedes-Benz Monobloco 0365 (1989) - 477A - Sacomã - Pinheiros

Garagem
Sigla
Lote
Aclimação
GAC
50
Araguaia (Pari)
GAR
51
Barra Funda
GBF
52
Brás
GBR
53
Catumbi
GCA
54
Jabaquara
GJA
55
Leopoldina
GLE
56
Santo Amaro
GSA
57
São Miguel
GSM
58
Santa Rita (Pari)
GSR
59
Tatuapé
GTA
60


VIAÇÃO VALE DO TIETÊ














Fundada em 1986 se destaca no mercado de transportes de passageiros por oferecer um serviço diferenciado, através de sua moderna frota de ônibus, e, sobretudo pela excelente equipe de funcionários que possui.
Atualmente a Viação Vale do Tietê trabalha no transporte de passageiros sob o regime de fretamento e turismo para todo o Brasil, e também está presente no transporte intermunicipal, através de suas linhas rodoviárias ligando a cidade de São Paulo com Boituva, Botucatu, Cabreúva, Cerquilho, Iperó, Itu, Itupeva, Laranjal Paulista, Porto Feliz, Salto, Santo André e Tietê, assim como interligando as cidades de Itu com Jundiaí.
Todos os controles e registros são informatizados, desde a quilometragem rodada pelos ônibus, permitindo um planejamento das devidas manutenções preventivas, assim como integrando todos os demais departamentos, agências e garagens.
Toda esta infraestrutura permite um amplo apoio a todos os setores da empresa e também aos passageiros, que são beneficiados com serviços da mais alta qualidade.
Preocupada sempre com o bem estar de seus passageiros, a Viação Vale do Tietê investe sempre na melhoria da sua frota, não sendo por acaso que ela possui uma das frotas mais modernas do país. A Vale do Tietê disponibiliza ônibus para venda, em perfeitas condições de manutenção e conservação.
Fonte:http://www.valedotiete.com.br








A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy