CMTC é
a sigla para Companhia Municipal de Transportes Coletivos, empresa
que foi responsável pela operação e fiscalização do transporte feito por ônibus na
cidade de São Paulo até o ano de 1995,
quando foi extinta na gestão Paulo Maluf (1993
a 1997).
História 1946-1968
A Companhia
Municipal de Transportes Coletivos foi criada em 1946 sob o
Decreto-Lei Municipal número 365 de 10 de outubro, que constituia a uma empresa
de prestação de serviços de transporte público na cidade de São Paulo no prazo
de 30 anos .
No ano seguinte, em 12 de
março, a prefeitura transfere o patrimônio da São Paulo Tramway
Light and Power Company Limited (então responsável pelo transportes
coletivos na cidade) para a companhia. A Transferência do patrimônio só se
oficializou em 1 de julho inciando as operações da CMTC.
Durante
esse período, a CMTC implanta um sistema de trólebus importados
dos Estados Unidos da América e Inglaterra colocando
em funcionamento a linha São Bento-Aclimação.
Também são importados uma frota de 200 ônibus Twin Coach e um sistema de linhas de bondes setoriais
começa a ser implantado com itinerários que não circulam pelo centro da cidade.
A empresa tem 90% de sua frota operada em São Paulo.
A
CMTC também é a responsável pela fabricação do primeiro trólebus brasileiro. Em 1968, o sistema de
bondes em São Paulo é desativado depois de 96 anos de funcionamento.
1975-1994
O Metrô começa
a ser operado na cidade em 1975, e a CMTC detém apenas 14% da frota. Em 1977, um decreto
municipal divide a cidade por 23 áreas de operação na qual empresas
particulares contratados pela companhia ficariam encarregadas pelo transporte
coletivo enquanto as linhas circulares e diametrais passam a ser exclusividade
da CMTC.
Nos anos 80, a
CMTC implanta o sistema de tranferência ônibus-trólebus construíndo o terminal
da Penha e Vila
Prudente. A empresa também implanta o integração ônibus-ferrovia, entre a
linha Pinheiros-Largo São Francisco, da CMTC, e os trens
metropolitanos da Fepasa. mais a CMTC rodando pela Cidade Tiradentes na zona
leste está andando pelo caminho para o Guaianazes, Terminal São Mateus, Praça
Princesa Isabel e o Parque Dom Pedro II e também o Metrô de São Paulo com Itaquera, Guilhermina-Esperança,
Penha, Tatuapé e Paraíso.
Em 1 de
janeiro de 1991, é assinada a Lei Municipal 10.950, que determina a
substituição da frota de ônibus a diesel por
ônibus movidos a gás natural no prazo de 10 anos. Em junho do mesmo
ano entra em operação a primeira linha com entrada pela porta dianteira:
805A-Circular Avenidas. Em 25 de Julho do mesmo ano, é oficializada a
municipalização dos transportes coletivos de acordo com a lei número 11.037
aprovada pela Câmara Municipal .
Em
1993, a CMTC ganha nova administração, porém suas condições junto com o sistema
municipalizado se encontravam precárias. O número de passageiros transportados
volta a ter um peso significativo na remuneração das empresas contratadas e a
primeira fase de privatização das áreas de operação e manutenção da CMTC é
iniciada. Através de três processos de licitação são transferidas a operação de
garagens e frota pública.
No
ano seguinte, o transporte coletivo de São Paulo passa a ser operado por 47
empresas privadas. A CMTC é desativada em 8 de
março de 1995,
sendo substituída pela SPTrans na gestão do transporte coletivo da cidade .
Ficheiro:CMTC
CMTC
Frotas Antigos de Veiculos da CMTCTrolebus
Pullman Westinghouse (1947) - 107P - Mandaqui - Pinheiros
- Trólebus BUT (1947) - 107T - Tucuruvi -
Pinheiros
- Trólebus Westram Ward
LaFrance Siemens (1952) - 702P - Pinheiros - Largo do São José do Belém
- Trólebus ACF Brill G.E.
(1947 - 1948) - 1428 - Santa Terezinha - Casper Libéro
- Trólebus Metropolitana
Westram Siemens/Villares, Fabricado pela própria CMTC (1961 - 1969) - 4112
- Santa Margarida Maria - Praça da República
- Trólebus Metropolitana
GMC-ODC Siemens/Villares Fabricado pela própria CMTC (1961 - 1969) - 4113
- Gentil de Moura - Praça da Sé
- Trólebus Magirus-Deutz
Striulli, Veículo a diesel convertido em trólebus pela própria CMTC (1969)
- 1301 - Parque Peruche - Casper Libéro
- Trólebus Caio Amélia
Articulado Volvo B58 Vilares (1986) - 775T - Pinheiros - Metrô Santa Cruz
- Ciferal Alvorada Volvo
B58 (1981) - 234A - Jardim Helena - Ceret
- Trólebus Ciferal
Amazonas Scania Powertronics BR 116 (1978 - 1982) - 2290 - Terminal São
Mateus - Praça Clóvis
- Mafersa Monobloco
(1985) - 5318 - Chácara Santana - Metrô Anhangabaú
- Mafersa Trolebus
Monobloco Vilares (1985) - 6500 - Terminal Santo Amaro - Praça da Bandeira
- Marcopolo San Remo
Scania BR-116 Trolebus Powertronics BR-116 (1982- 1983) - 3160 - Terminal
Vila Prudente - Praça João Mendes
- Marcopolo Torino San
Remo Scania Powertronics Trolebus Articualdo BR 116-113 8001 (1985) - 2291
- Terminal São Mateus - Praça da República
- Marcopolo Torino Scania
113 (1983) - 3390 - Terminal São Mateus - Parque Dom Pedro II
- Marcopolo Torino Scania
LN 113 (1988) - 9300 - Terminal Casa Verde - Praça da Sé
- Caio Bela Vista Volvo
B58 Articulado (1981) 5100 - Pinheiros - Praça da Sé
- Caio Gabriela Scania
113 Articulado (1979) - 5323 - Capão Redondo - Metrô Anhangabaú
- Caio Amélia
Mercedes-Benz Monobloco OF-1113 (1983) - 675R - Grajaú - Metrô Jabaquara
- Caio Amélia
Mercedes-Benz OF-1318 (1983) - 675M - Centro Campestre do SESC - Metrô
Jabaquara
- Caio Amélia Volvo B58
(1983) - 253F - Terminal São Mateus - Terminal A. E. Carvalho
- Caio Amélia Volvo B58
(1983) - 3783 - Cidade Castro Alves - Metrô Itaquera
- Caio Amélia Volvo B58
Articulado (1984) - 3686 - Jardim São Paulo - Praça Clóvis
- Caio Amélia Volvo
Vilares Trolebus Articulado 8000 (1984) - 6503 - Expresso Nove de Julho -
Praça da Bandeira
- Caio Vitoria Volvo B58
Articulado (1990) - 3391 - Terminal São Mateus - Largo do Cambuci
- Caio Vitoria Volvo B58
Articulado (1991) - 6500 - Terminal Santo Amaro - Praça da Bandeira
- Caio Vitoria Scania LN
113 (1988) - 3141 - Terminal São Mateus - Parque Dom Pedro II
- Caio Vitoria
Mercedes-Benz OF-1318 (1990) - 3789 - Cidade Tiradentes - Metrô Itaquera
- Thamco Aguia
Mercedes-Benz Monobloco 0364 (1985) - 3070 - Jardim Limoeiro - Terminal
São Mateus
- Thamco Aguia
Mercedes-Benz Monobloco Executivo (1987) - 3310 - Cidade Tiradentes -
Praça da República
- Thamco Oda Scania
Double-Decker Fofão (1985) - 5111 - Terminal Santo Amaro - Praça da Sé
- Condor Mercedes-Bens
OF-1318 (1984) - 3060 - Jardim Santo André - Terminal São Mateus
- Mercedes-Benz Monobloco
0364 (1974) - 5175 - Jardim Míriam - Praça da Sé
- Mercedes-Benz Monobloco
0364 (1975) - 3065 - Cidade Tiradentes - Terminal São Mateus
- Mercedes-Benz Monobloco
0365 (1981) - 3320 - Cidade Tiradentes - Metrô Tatuapé
- Mercedes-Benz Monobloco
0365 (1982) - 3781 - Cidade Tiradentes - Metrô Penha
- Mercedes-Bens Monobloco
0365 (1987) - 374J - Terminal Vila Carrão - Metrô São Judas
- Mercedes-Benz Monobloco
0365 (1988) - 364P - Jardim Itapólis - Sacomã
- Mercedes-Benz Monobloco
0365 (1989) - 477A - Sacomã - Pinheiros
Garagem
|
Sigla
|
Lote
|
Aclimação
|
GAC
|
50
|
Araguaia
(Pari)
|
GAR
|
51
|
Barra
Funda
|
GBF
|
52
|
Brás
|
GBR
|
53
|
Catumbi
|
GCA
|
54
|
Jabaquara
|
GJA
|
55
|
Leopoldina
|
GLE
|
56
|
Santo
Amaro
|
GSA
|
57
|
São
Miguel
|
GSM
|
58
|
Santa
Rita (Pari)
|
GSR
|
59
|
Tatuapé
|
GTA
|
60
|
Fonte:
https://pt.wikipedia.org