Tudo começou com uma simples curiosidade para saber mais sobre essa gigante Brasileira que acabou sucumbindo, devido a um mar de problemas e divídas, acabei realizando buscas em alguns sites e blogs, onde encontrei bons materiais e boas matérias para minha pesquisa, além de interessantes e bem aprofundadas por sinal, mas é inevitável não citar e falar da saudosa Nielson e nem dos problemas que ela ( Busscar ) ainda atravessa, mas vamos a história.
A empresa iniciou suas atividades com a Marca Nielson, sendo alterada em 1989 para Busscar, escolhida por ser a junção dos termos alemães Buss (ônibus) e car (carroceria).
História
A
empresa foi fundada como uma marcenaria por
dois irmãos descendentes de Suecos – Augusto Bruno Nielson e Eugênio
Nielson – em 17
de setembro de 1946,
sob o nome de Nielson & Irmão.
Após um ano foram contratados para reformar uma carroceria de ônibus, dando início ao segmento. Em 1949 construíram uma jardineira totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante.
Após um ano foram contratados para reformar uma carroceria de ônibus, dando início ao segmento. Em 1949 construíram uma jardineira totalmente de madeira, sobre um chassi Chevrolet Gigante.
Em
1956, com a entrada de Harold Nielson, filho mais velho de Augusto,
a empresa tomou novos rumos e entrou em definitivo no segmento de carrocerias
de ônibus.
A Carrocerias
Nielson logo se tornou uma das encarroçadoras mais notáveis no mercado
nacional e internacional, obtendo êxito com o modelo rodoviário Diplomata.Ao
lançar uma nova família de veículos em 1989, a empresa muda sua denominação
para Busscar Ônibus S/A.
Em 1999 ingressa no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 1999 ingressa no mercado de micro-ônibus com os modelos Micruss e Urbanuss Pluss.
Em 2001 é apresentada a nova família de rodoviários VisstaBuss e Jumbuss. O
Urbanuss Pluss Tour vem em 2002, e em 2003 chega o primeiro Midi Ônibus com
motor traseiro no Brasil chamado Miduss.
A Busscar Ônibus S.A. sempre desenvoloveu tecnologia própria na
concepção e fabricação de carrocerias. Empresas coligadas da Busscar atuavam no
ramo da industria automotiva.
A Tecnofibras (irá a leilão em Dezembro) no setor de plásticos e ainda sendo a única empresa do grupo que dá lucro, e a Climabuss,
especializada em climatização para ônibus, iniciou suas atividades em 2002.
Na
década de 2000 a encarroçadora inicia uma grave crise financeira, que culminou
no encerramento da produção e sua falência no ano de 2012.
Crise
Após
2002 a fabricante passou por duas crises, a última em 2008, a partir da qual
atrasou salários, o que paralisou sua produção. Apenas alguns carros foram
montados sob encomenda, quando trabalhadores eram chamados para executar
serviços temporários. Os funcionários depois ficaram sabendo que a crise era
muito maior, já que a empresa não honrava alguns direitos trabalhistas, como
o FGTS e
o INSS.
Falência
Em 27
de setembro de 2012 a
Justiça decretou a falência da Busscar Ônibus S/A e de 8
empresas do grupo, que foi anulada em 27 de novembro de 2013, atendendo
um pleito de seus antigos controladores, porém confirmada em definitivo no dia
5 de dezembro do mesmo ano.
Referências Culturais
Um
ônibus fabricado pela Busscar aparece no décimo episódio da quarta temporada do
seriado Homeland (13 hours in Islamabad).
Curiosidades:
O
Diplomata na disputa com Marcopolo Paradiso chegou como 2ª encarroçadora a
disponibilizar ônibus com Deck mais alto e poltronas avançadas a nível acima do
motorista.
Houve
outra disputa com a Marcopolo, na qual houve novamente a síndrome de Barrichelo
(Agora perdeu feio para o Marcopolo III), que foi o lançamento do ônibus
rodoviário articulado, em caráter de testes, embora não vingaram no
mercado.
Modelos Fabricados:
Urbanos
- Nielson
Urbanus (1987-1989)
- Urbanus
(1990-1994)
- Urbanus
II
- Urbanus
SS (1995-1999)
- Urbanuss
(1998-2008)
- Urbanuss
II (2010-2012)
- Urbanuss Pluss (1999-2008)*
Urbanuss Pluss II (2009-2012)
- Urbanuss
Ecoss (2007-2008)
- Urbanuss
Ecoss II (2008-2012)
Micros
e minis
- Micruss
(1999-2012)
- Mini
Micruss (2000-2012)
- Microbuss
(2001-2012)
Rodoviários
- Nielson
Diplomata (1961-1974)
- Diplomata
JO (1974-1977)
- Diplomata
2.40 - 2.50 - Articulado - Pioneiro - Airbus - BR (1977-1981)
- Diplomata
2.60-260 Super (1979-1984)
Diplomata
Série 300 (1984-1990)
- Diplomata
310-330-350-380
Série 1 (1990-1993)
- El
Buss 320-340-360
- Jum
Buss 340-360-380
Série 2 (1993-1996)
- El
Buss 320-340
- Jum
Buss 340-360-380
Série 2T - Vidros colados
(1994-1996)
- Jum
Buss 360T-380T
Série 3 (1995-1998)
- El
Buss 320-340-360*(*Montados em
Scania F-113 6x2,para exportação e alguns para o Brasil)
- Jum
Buss 360-380-400 Panorâmico
- Interbus
Série 4 (1998-2001)
- El
Buss 320-320 baby-340
- Jum
Buss 360-380-400 Panorâmico
- Vissta
Buss
- Panorâmico
DD S1 (1998/2009)
- Interbus
Série 5 (2001-2007)
- El
Buss 320-320FT-340
- Jum
Buss 360-380-400
- Vissta
Buss LO-HI
- Panorâmico
DD S1(1998/2009)
- Interbuss
- Miduss
Série 6 (2007-2010)
- El
Buss 320-340
- Jum
Buss 360-380-400
- Vissta
Buss HI-LO
- Panorâmico
DD S1 (1998/2009)
- Panorâmico
DD S2 (2009/2012)
- Elegance
360
- Miduss
Série 7 (2010-2012-descontinuada)
- El
Buss 320
- Elegance
340-360-380-400
- Panorâmico
DD S2 (2009/2012)
- Urbanuss Pluss S2/S3
- busscar urbanuss 2010
Fonte: https://pt.wikipedia.org
http://blogpolemicabus.blogspot.com.br
http://canalparadasolicitada.blogspot.com.br
Olá! Bom dia. Sou motorista rodoviário a 26 anos e fã das antigas carrocerias Nielson, e que se tornou Busscar. Gostaria de saber se vcs poderiam me conceder ou me presentear com algumas revistas ou fotos das antigas e atuais carrocerias, com as quais já trabalhei : como no inicio o diplomata 2.40 famoso 7 quedas, até o Busscar Elegance aonde completei 20 anos na viação Cometa. Atualmente trabalho na Exp Amarelinho aonde até hoje temos carros da Busscar. Sem mais fica aqui os meus parabéns por vcs terem voltado ao mercado, pois minha aposentadoria está próxima e quem sabe, eu conseguiria terminar minha carreira, nas carrocerias onde comecei. Um abraço cordial e fraterno a todos que possam interessar meu pedido e comentário.
ResponderExcluir