O Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, é um museu brasileiro localizado na cidade de São Paulo no bairro do Canindé.
Foi inaugurado no dia 20 de março de 1985 pelo então prefeito de São Paulo Mário Covas como Museu da Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Somente no dia 27 de setembro de 1991 recebeu o nome atual, um ano após a morte de Gaetano Ferolla, um ex-funcionário da CMTC que se empenhou para idealização do local. Atualmente o museu é mantido e administrado pela SP Trans.
O Museu do Transporte possui relíquias do transporte público nacional desde o primeiro bonde a circular no Brasil até o primeiro trólebus de fabricação nacional. Também integram o acervo da instituição 7 veículos, peças de veículos, uma pequena biblioteca de apoio com cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Abriga um salão de viaturas, onde estão os bondes, ônibus e trólebus; um jardim com bancos e luminárias retratam a década de 1920; uma sala de fotografias e uma sala de documentos. Bonde Centex, modelo vindo de Nova York que trafegava pela avenida Paulista nos anos 50;
“Monika”, primeiro ônibus a diesel fabricado pela antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos, atual SP Trans.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 780, Canindé, São Paulo, 01109-100
Telefone:(11) 3315-8884
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário