Quando
em 1958 a Mercedes-Benz iniciou a produção dos Monoblocos no Brasil, surgia uma
nova forma de produzir ônibus, pois até então, muitos dos veículos que
realizavam o transporte coletivo ainda eram caminhões adaptados conhecidos como
jardineiras. Considerado o primeiro ônibus de verdade fabricado no Brasil, o
Monobloco era um veículo onde o chassi, motor e carroceria integravam uma única
peça.
Com
os Monoblocos, a Mercedes-Benz consolidou o conceito de ônibus motor traseiro
no Brasil, que durante quase 40 anos, do O321 ao O400, produziu diversos
modelos em diferentes configurações que incluíam versões do tipo urbano e
rodoviário. Dentre eles, destacamos o Monobloco rodoviário O371, que derivado
da família O370 permaneceu em linha de produção entre 1987 e 1993.
O O-371 teve
4 versões rodoviárias: R, RS, RSD e RSL e 3 urbanas: U, UL e UP. Uma
parte desses ônibus, a Mercedes o construía por completo (plataforma +
carroceria), sendo que a outra apenas a plataforma, deixando este para ser
encarroçado por empresas terceiras (como Marcopolo,comil e Busscar). O chassi
Mercedes-Benz O-371 era uma substituição para o Mercedes-Benz O-303 e foi
amplamente usado na América do Sul.
O371 R
O
modelo de entrada da linha de ônibus monoblocos Mercedes no final dos anos 80,
a chamada “década perdida”, era o O-371 R destinado em especial ao mercado de
fretamento e para operadores de rotas intermunicipais curtas e médias.
Com
comprimento total de 11,29m, dotado de seis marchas e com velocidade máxima
aproximada de 110Km/h( Segundo ficha técnica ), seu motor era emprestado do
caminhão pesado LS-1524 que depois foi rebatizado como 1525, uma unidade de 9,7
litros e 5 cilindros, capaz de empregar quase 240 cavalos na embreagem, podia
ainda vir com ou sem toalete (onde eu pessoalmente nunca vi um modelo sequer do
O371R equipado com toalete) e o mesmo podia ter a lotação máxima de 36 a 40
passageiros com toalete e de 40 a 44 sem toalete.
O371 RS
Com
12,0 m de comprimento, 240 e 285 cv de potência, projetado para médias e longas
distâncias, vidros laminados tipo Ray- ban,possui suspensão a ar, 6 marchas,
podendo ter ou não toalete a bordo e capacidade máxima de 48 passageiros.
O371 RSD
O
elegante modelo RSD era um carro de
13,20 metros, 3 Eixos, configurações entre 48 e 56 Assentos, empurrados pelo
Motor OM-355/6 LA Turbocooler de 326 cv. Para maior segurança em quaisquer
situações de trânsito, o Monobloco rodoviário O-371 RSD da Mercedes-Benz é
dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco
componentes do ônibus, pára-brisa laminado climatizado, faróis de neblina e
espelhos retrovisores com seção convexa.
O371 RSL
Em
1993 a Mercedes-Benz apresenta mais um membro da família O371 o modelo O371
RSL, com dois eixos e tendo 13,20m. era apelidado de linguição, torpedo e até
mesmo esticadão, podia ser equipado com ou sem w.c. tendo a mesma capacidade de
passageiros que o modelo mais sofisticado e luxuoso até então o RSD, motorização
semelhante ao modelo RSD.
Tudo
isso fez dos Monoblocos O-371 RSD da Mercedes-Benz um ônibus eficiente, seguro,
confortável e durável.
Fonte:
onibusalagoas.blogspot.com.br
https://pt.wikipedia.org
Boa tarde vc poderia enviar ficha técnica completa ônibus O371RS?
ResponderExcluir