domingo, 3 de junho de 2018

MONOBLOCO O 371

Quando em 1958 a Mercedes-Benz iniciou a produção dos Monoblocos no Brasil, surgia uma nova forma de produzir ônibus, pois até então, muitos dos veículos que realizavam o transporte coletivo ainda eram caminhões adaptados conhecidos como jardineiras. Considerado o primeiro ônibus de verdade fabricado no Brasil, o Monobloco era um veículo onde o chassi, motor e carroceria integravam uma única peça.
Com os Monoblocos, a Mercedes-Benz consolidou o conceito de ônibus motor traseiro no Brasil, que durante quase 40 anos, do O321 ao O400, produziu diversos modelos em diferentes configurações que incluíam versões do tipo urbano e rodoviário. Dentre eles, destacamos o Monobloco rodoviário O371, que derivado da família O370 permaneceu em linha de produção entre 1987 e 1993.
O-371 teve 4 versões rodoviárias: R, RS, RSD e RSL e 3 urbanas: U, UL e UP. Uma parte desses ônibus, a Mercedes o construía por completo (plataforma + carroceria), sendo que a outra apenas a plataforma, deixando este para ser encarroçado por empresas terceiras (como Marcopolo,comil e Busscar). O chassi Mercedes-Benz O-371 era uma substituição para o Mercedes-Benz O-303 e foi amplamente usado na América do Sul.
O371 R
O modelo de entrada da linha de ônibus monoblocos Mercedes no final dos anos 80, a chamada “década perdida”, era o O-371 R destinado em especial ao mercado de fretamento e para operadores de rotas intermunicipais curtas e médias.
Com comprimento total de 11,29m, dotado de seis marchas e com velocidade máxima aproximada de 110Km/h( Segundo ficha técnica ), seu motor era emprestado do caminhão pesado LS-1524 que depois foi rebatizado como 1525, uma unidade de 9,7 litros e 5 cilindros, capaz de empregar quase 240 cavalos na embreagem, podia ainda vir com ou sem toalete (onde eu pessoalmente nunca vi um modelo sequer do O371R equipado com toalete) e o mesmo podia ter a lotação máxima de 36 a 40 passageiros com toalete e de 40 a 44 sem toalete.
O371 RS
Com 12,0 m de comprimento, 240 e 285 cv de potência, projetado para médias e longas distâncias, vidros laminados tipo Ray- ban,possui suspensão a ar, 6 marchas, podendo ter ou não toalete a bordo e capacidade máxima de 48 passageiros.
O371 RSD
O elegante modelo RSD era um carro de 13,20 metros, 3 Eixos, configurações entre 48 e 56 Assentos, empurrados pelo Motor OM-355/6 LA Turbocooler de 326 cv. Para maior segurança em quaisquer situações de trânsito, o Monobloco rodoviário O-371 RSD da Mercedes-Benz é dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco componentes do ônibus, pára-brisa laminado climatizado, faróis de neblina e espelhos retrovisores com seção convexa.
O371 RSL
Em 1993 a Mercedes-Benz apresenta mais um membro da família O371 o modelo O371 RSL, com dois eixos e tendo 13,20m. era apelidado de linguição, torpedo e até mesmo esticadão, podia ser equipado com ou sem w.c. tendo a mesma capacidade de passageiros que o modelo mais sofisticado e luxuoso até então o RSD, motorização semelhante ao modelo RSD.
Tudo isso fez dos Monoblocos O-371 RSD da Mercedes-Benz um ônibus eficiente, seguro, confortável e durável.
Fonte: onibusalagoas.blogspot.com.br
https://pt.wikipedia.org

Um comentário:

A história do Chevrolet D60.

  https://youtu.be/r-LEOA3ukfU?si=vOKOpglJUILQWhTy